Atenção: pode chegar a 30% o aumento na conta de luz da CEEE

Compartilhe

Imagem meramente ilustrativa

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE-D) solicitou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a autorização para que os consumidores residenciais paguem 29% a mais na conta de luz e as indústrias 34%. Este aumento entraria em vigor nesta quarta-feira (22). A Aneel suspendeu e não autorizou a estatal à por em pratica os reajustes tarifários, até que a companhia pague o que deve. “A distribuidora não poderá aplicar a correção porque está inadimplente com o pagamento de encargos do setor elétrico” informou a agência reguladora.

Agora a previsão da companhia, que pertence ao Estado, é que as novas tarifas passem a valer até o início de dezembro. De acordo com o presidente da CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, o reajuste é sustentado por aumento de investimento, melhora de indicadores e por perda de clientes. Ele explicou durante uma entrevista a Rádio Gaúcha, que no ano passado, houve uma redução aproximada de 16%.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) informou que questionará, judicialmente, a CEEE e a Aneel sobre este aumento na tarifa de energia elétrica. De acordo com o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, a intenção é identificar e esclarecer a sociedade sobre os critérios desse aumento. “O objetivo da nossa ação é o de dar transparência aos momentos obscuros, em que atos políticos que oneram o cidadão não têm mais espaço para decisões meramente unilaterais, sem a devida transparência. O cidadão não pode ficar à mercê de aumentos de tributos sem que o governo defina quais os reais indicativos para tal majoração”, afirmou.

A CEEE-D atende 1,562 milhão de clientes nos 23 municípios do Litoral Norte, da Região Metropolitana de Porto Alegre, Sul e da Campanha.

Compartilhe

Postagens Relacionadas