Dia de lanche livre, e agora o que enviar para escola?

Por Fernanda Menezes, blogueira do Litoral na Rede

Dica de lanche saudável para as crianças levarem para a escola.

Quinta-feira chegando, e no fim do dia quando chegamos em casa e vamos ler a agenda escolar do filho e vem aquele bilhete: Amanhã lanche livre. E agora? O que preparar? Comprar salgadinho e suco pronto? Enviar um pacote de bolacha recheada? Afinal, é apenas de quinze em quinze dias o lanche livre da escolinha e o filhote não vai ficar obeso por isso. Ou vai?

Vou confessar, na maioria das vezes, compro alguma porcaria, mas às vezes rola lanches saudáveis, pois o Heitor é o mais fit lá de casa e ama frutas e verduras e pede para levar bananas para escola. Mas ultimamente, vamos nos industrializados mesmo sempre prometendo que na próxima semana seremos saudáveis.

Então, chegou a próxima semana e dessa vez a promessa será cumprida. Vou compartilhar com vocês uma receita de bolo de chocolate com aveia, um lanche delicioso e mais saudável do que salgadinhos fedorentos. Vou passar a receita da cobertura também, mas quem preferir evitar o açúcar, deixa sem cobertura e ficará uma delícia igualmente.

Segue a receita do Bolo Delicioso de Cacau com aveia

Ingredientes:

– 3 ovos

 – 1 xícara de aveia (pode ser em flocos fino)

– 1 xícara de farinha integral

– 1 xícara de água morna

– ½ xícara de cacau em pó

– 1 ½ xícara de açúcar demerara ou mascavo

– ½ xícara de óleo

– 1 colher de fermento

Como fazer:

*  Bater as claras em neve e reservar. Misturar a água morna com o cacau em pó até desmanchar.

Misturar os outros ingredientes deixando a farinha e fermento por último. Depois de bem misturado, adicionar as claras em neve e mexer delicadamente até incorporar bem.

Coloque em uma forma untada. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por mais ou menos 40 minutos ou que ao enfiar um palito ele saia “seco”.

DICA: não abrir o forno antes de 30 minutos.

Cobertura:

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de cacau em pó

– 5 colheres de sopa de açúcar demerara

– 1 colher de sopa rasa de manteiga

– 3 colheres de sopa de água

Modo de preparo:

  • Levar tudo ao fogo, mexer até dissolver o açúcar e engrossar. Colocar sobre o bolo ainda quente. Salpique castanha de caju torrada e picada para colocar em cima, ou use a sua imaginação (só não vale mm´s tá, hehhehe).
Bolo da cacau e aveia.

A receita não é minha, é da dinda nutri do Heitor, e posso garantir que fica uma delícia e vale também para as mamães no lanche da tarde com um cafezinho.

Para acompanhar o bolo, podemos mandar a garrafinha com água, chá ou uma batida de leite com frutas. Ainda dá para complementar o lanche, enviando uma fruta junto.

Vale a tentativa de introduzir aos poucos um alimentação mais saudável, mas ainda com muito sabor para nossa família e tornar o dia do lanche livre um dia divertido e feliz para nossos pequenos.

E vocês, o que costumam enviar no dia do lanche livre? Se tiverem dicas de lanches práticos e saudáveis, compartilhem conosco!!!

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