Dicas importantes para cuidar da saúde das crianças no frio

As "itis" sabem como tirar o sono das mamães que normalmente aumentam os cuidados com os filhos nos meses de frio

Para alegria de uns e tristeza de outros, o frio chegou. Eu particularmente adoro o inverno, mas confesso que após a maternidade, conforme as temperaturas vão caindo, meu amor pelo frio vai diminuindo a cada espirro e resfriado do meu filhote. Oficialmente, a estação mais gelada do ano só começa dia 21, mas aqui no Sul, como já estamos acostumados com o outono gelado, há muito estamos curtindo nossas lareiras e fogões a lenha antes mesmo de iniciar oficialmente o inverno. Mas nós mães, também já estamos enfrentando as gripes e doenças respiratórias que adoram o frio para aparecer em nossas casas. Bronquite, renite, sinusite, asma, laringite, faringite entre outras doenças respiratórias tem o poder de literalmente, tirar nosso sono e importunar nossas crianças.

Nesse post, separei algumas dicas para cuidarmos da saúde dos nossos pequenos nos meses de frio e assim tentar manter a rotina deles, infelizmente com poucos momento na pracinha ao ar livre, mas com muito cineminha, chocolate quente e leiturinha com o coração bem quentinho!

Espero que gostem das dicas , coloquei em prática aqui em casa e até agora está funcionando. Obviamente não passamos ilesos, mas as “itis” rotineiras que nos perseguem, estão bem mais tranqüilas após seguir as dicas.

Para cuidar da saúde do seu pequeno no inverno, preste atenção nestas dicas:

  • Vista as crianças com roupas quentinhas. Não esqueça de lavar os casacos, cobertores e mantas guardados por bastante tempo antes do uso.

 

  • Mantenha o ambiente limpo e arejado. A limpeza diária da poeira com pano úmido, a troca frequente da roupa de cama e a abertura das janelas durante o dia propiciam melhor circulação do ar e eliminação de partículas.

 

  • Hidrate os pequenos. Aumente o consumo de líquidos, como água e sucos. Para aliviar o desconforto respiratório, uma boa dica é colocar soluções fisiológicas no nariz da criança e fazer inalações somente com soro. Se a irritação for nos olhos, vale pingar algumas gotas de soro e fazer uma limpeza para umidificar o local. Outra dica importantíssima é manter a pele dos pequenos sempre hidratada. Para isso, evite banhos com água muito quente e, se necessário, verifique com o pediatra do seu filho se é caso de usar um creme hidratante.

 

  • Evite aglomerações, sobretudo onde tenham pessoas doentes.

 

  • Evite poluentes em casa, como fumaça de cigarro, perfumes e cheiros fortes.

 

  • Trate eventuais focos de mofo, retirando o fator que causa umidade.

 

  • Vacine o seu filho. Manter a vacinação em dia reduz o risco de complicações e internações caso a criança pegue alguma doença.

 

  • Consulte um médico. Ao perceber qualquer sintoma no seu filho, procure assistência médica para evitar complicações.

E sempre, em todas as estações do ano…muito amor e carinho para deixar o coração quentinho!!!

  • Colaboração Revista Crescer
COMPARTILHAR