Gestação provoca mudanças na pele da futura mamãe

Por Fernanda Menezes, blogueira do Litoral na Rede

Com tantas amigas e conhecidas gravidinhas, resolvi postar algumas dicas de como prevenir as tão indesejáveis estrias que podem aparecer durante a gestação. Com tantas mudanças no corpo nesse período é normal que a pele também sofra alterações, mas tem algumas dicas que podem ajudar a manter uma pele saudável e ainda mais linda nesse período maravilhoso na vida das mulheres.

Sei que o assunto é clichê, mas quando se trata de gestação e seus cuidados, sempre vale dar uma olhada, independente se é a primeira, segunda, terceira ou quarta gestação…Cada gravidez é única, assim como nossos filhos!

Acompanhem aí, vale a leitura!

Durante a gestação, o corpo da mulher passa por diferentes e diversas mudanças. Mas não é só a barriga que vai crescendo ou a alteração hormonal que ocorrem neste período, a pele da futura mamãe também integra o conjunto de transformações que marcam a gravidez.

– No início, a pele tende a ficar mais oleosa, eventualmente até apresenta acne. Após, pode normalizar ou continuar mais oleosa do que o normal. Também é comum a tendência à hiperpigmentação, ou seja, manchas na face, abdômen e dobras, além de inflamação da pele – explica a secretária científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Vanessa Santos Cunha.

As estrias são outra consequência comum da gravidez e que, na maioria das vezes, causa incômodo para as mulheres. Durante a gestação há uma diminuição da imunidade da gestante levando a um maior risco de infecções fúngicas, bacterianas e também virais. A dermatologista sugere manter a hidratação adequada com produtos que associam óleos e substâncias hidratantes potentes. O controle de peso durante a gestação também é importante para evitar o surgimento das marcas na pele.

5 Dicas para Evitar e Combater as Estrias na Gravidez

Passar diariamente creme e óleos hidratantes, controlar regularmente o peso e fazer refeições frequentes e equilibradas são algumas dicas que podem ajudar a evitar as estria durante a gravidez ou que pelo menos conseguem reduzir a intensidade com que estas aparecem.

As estrias na pele são comuns durante a gravidez, especialmente nas regiões do peito, barriga e coxas e consistem em pequenas “linhas” que aparecem na pele de cor rosada, que mais tarde tendem a ficar brancas. Estas linhas finas que aparecem são na realidade cicatrizes, que se formam quando a pele estira de forma rápida num curto espaço de tempo, devido ao crescimento da barriga e mamas e devido ao crescimento do bebê.

Uma grande maioria das mulheres tem estrias durante a gravidez e para tentar prevenir o seu aparecimento é recomendado que siga as seguintes dicas:

  1. Usar cremes e óleos hidratantes

Cremes hidratantes e óleos ricos em Vitamina E, adequados para fornecer uma hidratação profunda à pele durante a gravidez reduzem as chances do aparecimento de estrias, pois aumentam a elasticidade da pele.

  1. Fazer massagens regularmente na barriga e nas mamas

Fazer massagens regularmente na barriga e nas mamas, também ajuda a evitar as estrias, pois dá uma melhor elasticidade a pele e ajuda e ativar a circulação sanguínea nestas regiões. É importante que estas massagens sejam feitas diariamente, principalmente nas regiões com maior tendência para o aparecimento de estrias como barriga, mamas e coxas e podem ser feitas quando passa o creme ou óleo no corpo após o banho, por exemplo.

  1. Usar roupa íntima apropriada

Usar roupa íntima apropriada que permita segurar bem a barriga e ajude a suportar as mamas também ajuda a reduzir as chances do aparecimento de estrias. Além disso, usar roupas largas e de algodão também é importante, pois ao não apertar facilitam a circulação sanguínea.

  1. Comer alimentos ricos em vitamina C e E

Os alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, são alimentos ricos em substâncias antioxidantes, como betacaroteno ou flavonoides, que agem como estimulantes do colágeno da pele, contribuindo também para o combate ás estrias.

Por outro lado, alimentos ricos em vitamina E como cereais integrais, óleos vegetais e sementes, sevem para proteger as células do organismo, sendo a vitamina E uma vitamina antioxidante com propriedades anti-envelhecimento para a pele.

  1. Controlar o peso durante a gravidez

Controlar o peso durante a gravidez também ajuda a prevenir o aparecimento de estrias e para tal é necessário que a grávida acompanhe regularmente o seu peso e que mantenha uma dieta saudável e equilibrada. Buscar informações com uma nutricionista especializada em gestantes é uma boa opção para manter a saúde da mamãe e do bebê.

Além disso, beber diariamente bastante água, aproximadamente 2 litros por dia, também é muito importante para manter a hidratação e a elasticidade adequada da pele, ajudando também a evitar o aparecimento de estrias, uma vez que a pele desidratada é sempre mais propensa ao seu aparecimento.

O importante mesmo é estar saudável e feliz nesse período maravilhoso da vida e se por acaso mesmo com essas dicas aparecerem as indesejáveis estrias, não se preocupe, se elas passarem a te incomodar e tirar o sono, procure uma dermatologista e faça tratamento. Atualmente existem muitos procedimentos para amenizar ou remover as manchas. Por aqui, eu tive estrias três dias após o parto, elas me deram uns quinze minutos de baixa auto estima, mas depois me harmonizei com meu corpo e passei a considerá-las parte do momento mais mágico da minha vida e conseguimos conviver super bem hoje em dia. O que vale mesmo é se sentir e estar bem consigo mesma, com saúde e muito amor para cuidar dos filhotes!

COMPARTILHAR