Voluntárias de Tramandaí se mobilizam juntando tampinhas para compra de mamógrafo

Liga Feminina de Combate ao Câncer pretende juntar até outubro o valor de 100 mil reais

Voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer objetivam a compra de um mamógrafo – Foto: Arquivo LFCC

Em Tramandaí, o grupo de 34 voluntárias efetivas da Liga Feminina de Combate ao Câncer, busca um novo desafio, que é a aquisição de um mamógrafo no valor de R$100 mil reais. As voluntárias planejam a compra do equipamento através dos recursos obtidos no Projeto “Tampinha Legal”.

O ‘Tampinha Legal’ é o maior programa socioambiental de caráter educacional da indústria de transformação do Plástico na América Latina. Propõe ações modificadoras de comportamento de massa, apresentando a importância do material plástico para a sociedade moderna através de recursos, soluções e aumento da qualidade de vida.

O município de Tramandaí conta com uma população de 46.962 habitantes (censo 2016), dos quais aproximadamente 16.250 são mulheres de 20 a 79 anos. O objetivo delas é não apenas atender ao contingente de mulheres do município, que em grande número é carente, como também dos demais municípios da região, pois no Litoral não há nenhum mamógrafo disponível na rede pública. O município de Tramandaí  mantém convênio com uma clínica particular, oferecendo uma cota mensal de mamografias à população carente.

Desde o início do projeto, em janeiro de 2017 até o dia de hoje, a LFCC encaminhou em torno de 6,5 toneladas, 834 sacos de tampinhas. Na conta bancária o saldo está beirando os 20 mil reais.

História da Liga

O grupo de voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Tramandaí/RS é composto por 34 voluntárias efetivas que tem o seu maior sonho aquisição de um mamógrafo para o município e região. A Liga atua no município desde 1990, atendendo aos doentes com câncer que necessitem de alguma ajuda com alimentação, medicação ou apenas apoio emocional. Além disso, desenvolve inúmeras ações com ênfase na prevenção. Neste aspecto que se insere a proposta do mamógrafo, como uma das formas mais eficazes de diagnóstico precoce.

“Acreditamos muito, muito, muito na união pelo bem maior, na solidariedade,… mesmo que iniciemos como pequenas formigas, por maior que seja o sonho, com o trabalho conjunto podemos transformá-lo em realidade, sim”, disse Neusa Röhsig, presidente da LFCC Tramandaí/RS.

 

Desde então, as meninas vivem uma experiência ímpar de envolvimento da comunidade, região e estado, que tem sido emocionante. Todos estão sendo chamados e respondendo o chamado, desde a paciente carente que a entidade atende até empresas e organizações de pequeno e médio porte.

Você pode acompanhar a Liga pela página no facebook: Liga Feminina de Combate ao Câncer de Tramandaí.

Confira alguns pontos de coleta das tampinhas:

– Postos de Saúde de Tramandaí

– Prefeitura de Tramandaí

– Câmara de Tramandaí

– Jornal Dimensão

-CAPS Tramandaí

As tampinhas também podem ser encaminhadas para a sede da Liga, na Rua Saldanha da Gama, 726(próximo aos Bombeiros) em Tramandaí. Mais informações através do telefone 51- 984240515

COMPARTILHAR