Agentes da Guarda Municipal de Imbé passam a trabalhar armados

Compartilhe

Foto: Mauricio Marques / Prefeitura de Imbé

O Ginásio Engenheiro Floreal Sala, de Imbé, foi o palco para a entrega simbólica de 50 pistolas calibre .380 e de munições, a Guarda Municipal da cidade. Segundo a prefeitura, o investimento foi de aproximadamente R$ 300 mil, custeados com recursos do programa Imbé Mais Seguro, o plano municipal de segurança pública.

A entrega do armamento aos 44 agentes que atuam no patrulhamento ostensivo e preventivo ocorreu nessa terça-feira (8), e foi reservada devido aos protocolos de prevenção ao coronavírus. O porte e a responsabilidade pela utilização do armamento são do servidor. Os guardas municipais de Imbé se formaram há menos de seis meses e passaram por treinamentos, cursos de tiro e testes psicotécnicos para serem autorizados a trabalharem armados.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Pierre Emerim, do vice Ique Vedovato e do titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T), Marco Antonio Silva. Pierre Emerim comemorou o sucesso do programa Imbé Mais Seguro e agradeceu os agentes. “Hoje, quase seis meses depois da formatura, eu reconheço que vocês, mesmo sem armas, não estão faltando com a população. Estão cumprindo fielmente com suas obrigações diárias. Tenho certeza que nossa sociedade está totalmente satisfeita com o avanço da nossa segurança municipal”, disse o prefeito.

Foto: Mauricio Marques / Prefeitura de Imbé

Com a entrega das pistolas, Imbé passou a ser o primeiro município da região a ter guardas municipais armados. “Teremos um rígido protocolo de controle. Cada guarda municipal ficará responsável pela sua arma e responderá pela sua utilização, seguindo minuciosamente os parâmetros de segurança ajustados desde o curso de formação até o ato da entrega”, explicou o secretário da SEMUSP-T.

Marco informou ainda que o uso do armamento é autorizado pela Polícia Federal e pelo Exército Brasileiro e lembrou a defesa da bandeira da segurança e a necessidade de criação de um programa municipal que enfrentasse a criminalidade e oferecesse apoio a instituições como a Brigada Militar e a Polícia Civil.

“Em 2016 nós enfrentávamos um problema sério de segurança na cidade. Estávamos na iminência de fechar o posto da Brigada Militar e a população batia na nossa porta pedindo socorro, para que achássemos uma solução. O projeto avançou e hoje consolidamos mais um importante vetor de sua estrutura que é o armamento da nossa Guarda Municipal”, afirmou o secretário.

Marco afirmou que os guardas municipais estão fazendo a diferença e que eles estão prontos para dar uma resposta imediata à comunidade. “Até hoje eu orienta vocês a não irem em ocorrências de assalto, com disparo de arma de fogo, por estarem desprotegidos. Agora eu vou cobrar que vocês ajam quando for necessário, com toda a responsabilidade para utilização, tendo a arma como uma ferramenta de autodefesa e de proteção à população”, finalizou o secretário.

080720 ARMAS GUARDA MUNICIPAL IMBÉ 2
Foto: Mauricio Marques / Prefeitura de Imbé
080720 ARMAS GUARDA MUNICIPAL IMBÉ 4
Foto: Mauricio Marques / Prefeitura de Imbé

Representando o Legislativo Municipal, o vereador e policial militar aposentado Vilmar Monteiro, o Nico, lembrou os agentes que a arma “não vai deixar ninguém maior ou menor que alguém”. “Essa arma irá auxiliar vocês num momento em que vocês terão que pensar se ela é útil ou não. Numa ocorrência o primordial é o diálogo. Às vezes uma simples conversa resolve o problema.  Não deixem a arma e a emoção falarem mais alto”, alertou Nico.

Compartilhe

Postagens Relacionadas