AL aprova projeto que torna Balneário Pinhal a Capital Estadual do Mel

Compartilhe

Foto: Prefeitura de Balneário Pinhal

Na 32ª sessão extraordinária virtual do ano, a primeira com o sistema híbrido de votações, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou Projetos de Lei que torna Balneário Pinhal, a capital Estadual do Mel e o Festimel, evento realizado no município, como relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul. As proposições são de autoria do deputado Zé Nunes (PT).

O parlamentar petista que coordena a Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura da Assembleia, disse que o município de Balneário Pinhal ao longo dos anos, se constituiu como referência na apicultura no Estado, algo construído com esforço e dedicação, e que merece o reconhecimento do Parlamento gaúcho.

“Atualmente, com os eventos realizados, acabou por se tornar um ponto de encontro de apicultores, meliponicultores, agroindústrias, prestadores de serviços, estudiosos, fabricantes de insumos para cadeia apícola e de turistas e consumidores que tem interesse no tema”, afirmou Zé Nunes.

A prefeita do município, Márcia Tedesco, parabenizou a comunidade Pinhalense. “Orgulho da nossa terra e do reconhecimento, fruto do trabalho de nossa gente!”, disse ela.

No município de Balneário Pinhal são promovidos seminários em que o objetivo é a difusão de conhecimentos sobre a cadeia apícola, onde se dissemina a informação para qualificar a atividade com grande comparecimento de produtores, pesquisadores, alunos, gestores públicos e demais interessados no tema.

Além disso, o município promove Festimel, feira que reúne quem faz a produção e o beneficiamento do mel e demais produtos, quem faz artesanato, presta diversos tipos de serviços, mas também um espaço de lazer e de entretenimento para a população e para quem visita.

Ambos os projetos, serão encaminhados para a sanção do governador Eduardo Leite.

Compartilhe

Postagens Relacionadas