Aprovados no Instituto Federal revelam os segredos da preparação para o processo seletivo

Compartilhe

Leonardo e Bianca foram aprovados em primeiro lugar nos seus cursos no processo seletivo do IFRS. Foto: Arquivo pessoal

A disposição de ingressar no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) levou a estudante de Tramandaí, Bianca da Silva Pedroso, de 14 anos, a mudar a rotina em 2018. O mesmo fez Leonardo Nascimento Rosa, de 15 anos, de Imbé. O resultado foi a aprovação em primeiro lugar nos respectivos cursos no último processo seletivo, realizado em dezembro do ano passado.

Bianca cursará Técnico em Administração no Campus Osório. Leonardo fará Técnico em Gestão Ambiental no campus Viamão, para onde mudou-se  no fim do ano com a família.

Eles não escondem a expectativa.  “Estou muito ansioso para começar as aulas”, disse Leonardo.  “Eu quero sugar tudo que o IF tem pra me dar, para sair de lá uma pessoa mais experiente”, afirmou Bianca. Agora, eles aproveitam as férias antes de retomaram os estudos.

A preparação

Além das aulas no 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Almirante Tamandaré, em Tramandaí, Bianca dedicava pelo menos mais duas horas por dia na preparação para o processo seletivo do IFRS.  Eram 30 minutos de estudos em casa e mais uma hora e meia no curso Alternativas Preparatórios.

Leonardo também conciliou as atividades do último ano na Escola Santa Catarina, em Imbé, com mais pelo menos duas horas diárias de estudos no mesmo curso e em casa. “Precisa muita concentração para entrar no Instituto Federal”, recomendou o estudante, que acertou 24 das 40 questões da prova e errou apenas uma em Língua Portuguesa.

A garota que acertou 29 das 40 questões e gabaritou em Língua Portuguesa contou ao Litoral na Rede que costumava reler conteúdos nos quais tinha mais dificuldade e levava as dúvidas para os professores do curso preparatório. “O curso me deu todo o suporte que eu precisei, tanto de conteúdo quanto de apoio psicólogo”, lembrou Bianca.

Leonardo também destacou a importância do apoio dos professores do curso. “Eles incentivam bastante os estudos e ajudam a gente a se acalmar”, disse o estudante.

Bianca e Leonardo se preparam para o novo desafio nos estudos em 2019, mas já pensam mais além. Ao concluir, o Técnico em Administração, ela pretende prestar vestibular para medicina. Ele planeja emendar a faculdade de Engenharia Florestal no curso de Técnico em Gestão Ambiental.

Curso preparatório para o IFRS teve 60% dos alunos aprovados

O Alternativas Preparatórios é pioneiro em oferecer um curso específico para o processo seletivo do Instituto Federal no Litoral Norte. A primeira turma foi aberta em 2017. No ano passado, foram dois grupos de estudantes em que estavam Bianca e Leonardo. O índice de aprovação foi de 60%.

Curso preparatório para o processo seletivo do IFRS teve 60% dos alunos aprovados. Foto: Divulgação

O curso que funciona no Centro de Tramandaí conta com 15 professores de diferentes áreas do conhecimento para preparar os estudantes para a prova do IFRS: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia. As inscrições para este ano estão abertas e as aulas  começarão dia 11 em março.

O professor de Matemática e diretor do Alternativas Preparatórios, Fábio Olguins, disse que o curso surgiu da demanda de alguns pais que o contrataram para dar aulas para os  filhos que se preparavam para o processo seletivo do IFRS. “A primeira turma foi na garagem da casa de um pai ”, lembrou.

Compartilhe

Postagens Relacionadas