Baleia encalha morta na praia do Quintão

Animal é do gênero Balaenoptera; veja fotos e vídeo

Uma baleia encalhou morta na beira da praia de Balneário Quintão, em Palmares do Sul, neste sábado (31). O Pelotão de Bombeiros Militar de Cidreira e a Patrulha Ambiental (Patram) foram avisados por populares, no início da manhã, sobre o encalhe do mamífero marinho.

Uma equipe da Patram esteve no local e constatou que o animal estava morto. Imagens da baleia encalhada foram encaminhas para biólogos do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) / UFRGS.

O fotógrafo Logan  Backes registrou fotos e vídeo da baleia encalhada. Segundo ele, o animal tem mais de 10 metros de comprimento e seguia na beira da praia na tarde deste sábado, entre as guaritas 218 e 219.

O Litoral na Rede consultou a bióloga Janaína Wickert, do Ceclimar / UFRGS. A pesquisadora, especialista em cetáceos, analisou as fotos e vídeos e informou que se trata de um indivíduo do gênero Balaenoptera. Ela explicou, no entanto, que as imagens e o avançado estado de decomposição não permitem confirmar a espécie exata.

“É uma baleia que tem pregas que se estendem da parte mais anterior da boca até o umbigo. Essa é uma característica das baleias conhecidas como rorquais, que significa baleias com pregas” disse a pesquisadora. Segundo Janaína,  há oito espécies de baleias do gênero Balaenoptera e sete delas ocorrem na costa do Rio Grande do Sul.

Veja o vídeo

COMPARTILHAR