Balneário Pinhal: prefeita e ex-prefeito disputarão a preferência dos eleitores

Marcia Tedesco tenta a reeleição enquanto Jorge Fonseca busca o terceiro mandato como prefeito do município

Candidatos a prefeito e vice-prefeito de Balneário Pinhal. Imagem: Litoral na Rede

Os eleitores de Balneário Pinhal terão duas opções para escolher, através do voto, quem irá administrar a cidade nos próximos quatro anos, a partir de 2021. Os nomes já são bem conhecidos da população do município. A atual prefeita Marcia Tedesco (PTB) tenta a reeleição e o ex-prefeito Jorge Fonseca (MDB) volta novamente para a disputa e tentará ser eleito para o terceiro mandato.

As coligações foram definidas nas convenções partidárias, assim como os candidatos a vice-prefeito. Marcia Tedesco estará, novamente, com seu atual vice, Alequis Lopes Pinto (PSB), como candidato.  A chapa tem apoio de outros quatro partidos: PDT, PT, Republicanos e PSD.

Já Jorge Fonseca tem como candidato a vice-prefeito, Ronaldinho da Saúde, também do MDB. A coligação é formada com o apoio do DEM.

De acordo com as informações do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), ao todo 9.395 eleitores estão aptos a votar nas eleições de 15 de novembro, em Balneário Pinhal.

Quem são os candidatos (por ordem alfabética)

Jorge Fonseca (MDB ) e Ronaldinho da Saúde (MDB)

Candidato a prefeito de Balneário Pinhal, Jorge Fonseca (MDB). Foto: divulgação

Comerciante e gestor público, Jorge Fonseca é Bacharel em Direito pela PUCRS, pós graduado em gestão pública e em gestão em saúde pela UFRGS. Jorge Fonseca foi membro do comitê de emancipação, vice-prefeito, de 1997 a 2004, e prefeito, de 2005 a 2012. Ainda, entre 2015 e 2020 atuou como Presidente e liquidante da Fundação de Desenvolvimento e  Recursos Humanos, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Enquanto prefeito, Jorge Fonseca recebeu prêmios, entre eles o Prefeito Empreendedor (2009/2010), realizado pelo SEBRAE, e o Gestor Público (2008, 2009, 2010), promovido pelo SINDAF (Sindicato dos Auditores Fiscais e Tributários).

Candidato a vice-prefeito de Balneário Pinhal, Paulo Ronaldo Rosa de Azevedo (MDB). Foto: divulgação

Paulo Ronaldo Rosa de Azevedo, mais conhecido como Ronaldinho da Saúde, está no primeiro mandato como vereador. Foi o mais votado entre os candidatos ao legislativo municipal nas eleições de 2016. Dirigiu do Posto de Saúde 24 horas e também atuou como agente comunitário de saúde.

Marcia Tedesco (PTB) e Alequis Lopes Pinto (PSB)

Candidata a prefeita de Balneário Pinhal, Marcia Tedesco (PTB). Foto: divulgação

Formada em Relações Públicas, Marcia Tedesco é empresária do Distrito de Magistério e ingressou na vida pública em 1998, quando participou do processo de emancipação do município. No ano de 1998, assumiu o cargo de diretora de Cultura e Turismo e, em 2000, passou a ser Secretária de Turismo de Balneário Pinhal. Também foi secretária de Turismo de Osório.

Em 2004, elegeu-se vereadora, sendo reeleita para o segundo mandato no legislativo em 2008.  Em 2016 foi eleita prefeita, sendo a única mulher a comandar, atualmente, uma prefeitura nos 23 municípios do Litoral Norte.

Formando em Gestão Pública, Alequis Lopes Pinto também é acadêmico de Educação Física. O atual  vice prefeito de Balneário Pinhal foi vereador por dois mandatos e chegou a presidir a Câmara de Vereadores do município.

Candidato a vice-prefeito de Balneário Pinhal, Alequis Lopes Pinto (PSB). Foto: divulgação
COMPARTILHAR