Balneário Pinhal sob um novo olhar

Por MÁRCIA TEDESCO, prefeita de Balneário Pinhal

Márcia Tedesco, prefeita de Balneário Pinhal. Foto: Divulgação

O primeiro ano da atual Gestão Municipal de Balneário Pinhal  contou com o empenho, a confiança e a parceria da comunidade, veranistas, funcionários, comerciantes e colaboradores para superar os desafios. E não são poucos, mas temos a missão e a responsabilidade de trabalhar para saná-los.

Só para citar alguns, registro que herdamos uma dívida de mais de R$ 5 milhões entre repasses para o RPPS (Regime Próprio de Previdência Social),  pendências no CADIN (Cadastro Informativo )de créditos não quitados do setor público federal e no Cadastro Único de Convênios, além de uma frota sucateada.  Sem contar que, quando assumimos, sem ter tido a oportunidade do processo de transição, não tínhamos lei autorizativa para a cobrança de IPTU,  processo este que teve de ser feito com rapidez e autorização da Câmara de Vereadores para dar início a cobrança de imposto no balcão da prefeitura. Posteriormente geramos os carnês, mas a arrecadação ficou prejudicada, aquém da expectativa.

Nada disso tirou nosso entusiasmo. Centramos esforços para colocarmos a casa em ordem. E conseguimos. Tiramos a Prefeitura do Cadin e, consequentemente, recuperamos o crédito, o que possibilitou o recebimento de recursos federais e emendas parlamentares. Aliás, deixo um agradecimento especial aos deputados federais de diferentes partidos que olharam com carinho para a nossa cidade e nos privilegiaram com a destinação de suas emendas.

Este ano será o primeiro que administraremos com um Orçamento elaborado por nossa equipe técnica e administrativa, isso é de fundamental importância para que consigamos atingir as metas do plano de governo que os eleitores escolheram nas urnas.

Nos dias atuais administrar exige uma visão apurada das necessidades e das oportunidades que diariamente se apresentam ao município. Por isso, atuamos promovendo gestão e controle, buscando uma realidade justa e sustentável para o equilíbrio financeiro. Tudo isso para melhor atender as necessidades da população. Trabalhamos  no estabelecimento de metas de capacitação dos servidores, para melhoria dos serviços oferecidos.

Temos oito secretarias que atendem aos setores e interesses do município e posso afirmar que em Balneário Pinhal investimos essencialmente  na educação, na saúde e no turismo – mola propulsora para o desenvolvimento do comércio e da geração de emprego e renda. Num esforço conjunto – administração e comunidade – estamos lapidando o que a natureza nos presenteou: Mar, Lagoas, Dunas, além é claro do nosso famoso Túnel Verde – patrimônio histórico e cultural do estado do Rio Grande do Sul.

Na segurança pública, apoiamos as ações da Brigada Militar e da Polícia Civil.  Temos também um olhar todo especial voltado a terceira idade, pois muitos  idosos vem morar em nossa cidade buscando qualidade de vida junto ao ar puro do nosso litoral e isso, com certeza trabalhamos para oportunizá-los.

Com muita garra e vontade, estamos fazendo a roda do desenvolvimento girar e quero aqui reafirmar o compromisso assumido no início da gestão: governar para todos. Aproveito para  agradecer a cada um que contribui para isso E pedimos, humildemente, para continuarmos  nessa parceria, que é de vital importância para transformamos nosso município num Balneário Pinhal mais limpo, acolhedor  e inovador, para que que sejamos reconhecidos além-fronteiras como a doce praia dos Gaúchos.

COMPARTILHAR