Banhista morre após ser resgatado no mar em Tramandaí

Homem de 50 anos era morador de Porto Alegre

Local onde ocorreu o afogamento está sinalizado com bandeira preta. Foto: CBM

Um banhista foi vítima de afogamento, no fim da manhã deste domingo (13), nas proximidades da guarita 150, perto da plataforma de pesca de Tramandaí. O homem chegou a ser retirado do mar pelos guarda-vidas. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e do SAMU também auxiliaram na tentativa de reanimar o banhista.

Ele chegou a ser levado em uma ambulância para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tramandaí, mas não resistiu e morreu logo depois, segundo informações do SAMU. A vítima foi identificada como Luis Paulo Damaceno Batista, de 50 anos. Ele era morador de Porto Alegre.

De acordo com o comando dos guarda-vidas do Litoral Norte, o local onde ocorreu o afagamento está sinalizado com uma bandeira preta devido ao grande risco oferecido pelas condições do mar naquele ponto da orla de Tramandaí.

Esta é a primeira morte por suposto afogamento no mar registrada neste verão em Tramandaí. Em todo o Litoral Norte, é o terceiro óbito desta temporada. Outras duas pessoas morreram em Balneário Pinhal. Ocorreram ainda mais duas mortes por afogamento em água doce na região.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU tentaram reanimar a vítima na beira da praia.

As estatísticas oficiais do Corpo de Bombeiros, no entanto, apontam para uma morte no mar no Litoral Norte neste verão. Os casos em que a vítima chega a ser resgatada ainda com vida não são computados como morte, conforme padronização da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático ( Sobrasa).

O comandante do 9º Batalhão de Bombeiros, tenente-coronel Jeferson Ecco, explicou que outros fatores, como um mal súbito, ingestão de bebida alcoólica e comida em excesso podem estar relacionados às mortes e que as causas precisam ser confirmadas pelo laudo do Departamento Médico Legal.

Veja também: Adolescente desaparece no mar em Cidreira

Leia mais:

Três pessoas morrem afogadas e uma desparece no mar no Litoral Norte

Mais notícias do Litoral Norte

COMPARTILHAR