“Bituqueiras” evitam o descarte de 16 mil tocos de cigarro nas praias de Torres

Compartilhe

Aproximadamente 16 mil tocos de cigarro fora depositados nas bituqueiras em Torres. Foto: Divulgação

Entre a segunda quinzena de dezembro de 2018 e a primeira de março de 2019, aproximadamente 16 mil tocos de cigarro foram depositadas nas “bituqueiras”  instaladas ao longo da orla de Torres. A quantidade representa mais de 8 quilos e foi contabilizada no dia 19 de março, após  período de maior movimentação de veranistas e turistas no Litoral Norte.

Torres tem cerca de 90 “bituqueiras” instaladas na iniciativa chamada de “Bituca Zero”, do projeto “Praia Limpa Torres”, com patrocínio e execução da Pinho Construtora e apoio da Prefeitura do Município. Os equipamentos, feitos com canos de PVC, começaram a ser instalados em 2017. 

Para o Verão de 2019, o número foi ampliado e os recipientes para tocos de cigarros permanecem durante todo o ano. Apesar da quantidade significativa de bitucas que deixaram de ser jogadas no meio ambiente, próximo aos equipamentos de coleta, os coordenadores do projeto encontraram muitos desses resíduos no chão.

Praias de Torres contam com aproximadamente 90 bituqueiras. Foto: Divulgação

“Mais que parcerias de sucesso como esta, precisamos engajar a população a fazer parte desta nova e necessária relação com o meio ambiente. Todas as esferas da sociedade precisam fazer a sua parte”, salientou Raquel Mahler, integrante da equipe da Pinho Construtora.

O coordenador do projeto “Praia Limpa Torres”, Alexis Sanson, salientou que estudos indicam que os tocos de cigarro já superaram o plástico nos oceanos. “Tem que chamar a atenção a este resíduo, que é esquecido por ser pequeno, por ser um microlixo, tão difícil de ser coletado”, afirmou.

Segundo a ONG Ocean Conservancy, que promove limpezas anuais em praias de mais de 100 países todos os anos, desde a década de 1980, o principal poluente dos oceanos é o toco de cigarro. Em 32 anos, foram coletadas 60 milhões de bitucas nas ações.

Este cenário também é constatado em ações ambientais realizadas no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. No fim de janeiro, durante um mutirão simultâneo em 10 praias da região, os resíduos mais encontrados foram os tocos de cigarro.

Leia também

Voluntários recolhem 1.300 Kg de lixo em lagoas e praia do Litoral

Voluntários recolhem quase 400 quilos de lixo em 10 praias do Litoral Norte

Projeto Praia Limpa recolhe mais de nove mil bitucas de cigarro em Torres

Saiba como receber as notícias do Litoral na Rede no seu Whatsapp. 

Compartilhe

Postagens Relacionadas