Bloqueio atmosférico deixa temperaturas altas na entrada do Inverno

Veja a previsão da meteorologista Ludmila Pochmann para o fim de semana no Litoral Norte

Beira Rio junto a Ponte Giuseppe Garibaldi, em Tramandaí. Foto: Litoral na Rede

Um grande sistema de alta pressão está bloqueando a entrada de frentes frias no Rio Grande do Sul e deve permanecer atuando até a semana que vem. Este sistema atmosférico está atuando na superfície e em níveis mais elevados da atmosfera sobre a região sul do Brasil e forma uma barreira que desvia as frentes frias, que vem da Antártida, para o Oceano Atlântico.

A frente fria que estava sendo esperada para noite de quinta-feira (18) perdeu intensidade com o bloqueio de ar quente e deverá estacionar sobre o Sul do Estado até segunda-feira (22). Estas condições deixarão a entrada do inverno quente e com tempo encoberto até a semana que vem no Litoral Norte.

Mesmo que pareçam condições anormais para o período, está tudo dentro da normalidade. Nos períodos de transição das estações do ano, é quando ocorrem as transformações e consequentemente estas intempéries. É o sistema se adaptando a nova estação que está pra chegar.

O ar frio começa a vir e o ar quente a ser empurrado em direção ao Equador. Duas grandes massas de ar da natureza, medindo suas forças. E esse choque entre forças opostas é o que provoca chuva abundante no inverno gaúcho. Além de ser a mais fria, é a estação, que começa às 18h44 deste sábado (20), é a que mais acumula chuva no Estado.

Previsão para os próximos dias

Sexta-feira (19): nebulosidade e chance de chuva fraca a qualquer hora do dia. Ventos moderados de até 35 km/h na madrugada de sexta para sábado. Mínima de 15°C Máxima de 20°C.

Sábado (20): a nebulosidade persiste, mas poderá haver pequenas aberturas de sol durante o dia.  Mínima de 17°C Máxima de 21°C.

Domingo (21): deverá haver sol entre nuvens. Os ventos serão moderados com velocidades de até 35 km/h à tarde. Mínima de 17°C Máxima de 27°C.

Segunda-feira (22): dia nublado. Mínima de 17°C Máxima de 20°C.

Por Ludmila Pochmann / Meteorologista do Litoral na Rede.

A Previsão do Tempo no Litoral na Rede tem o apoio da Espaço Pet Clínica Veterinária. Sua marca também pode estar aqui. Se você também quer ser patrocinador deste serviço, envie uma mensagem para o Whatsapp 51-99113-0101 e a nossa equipe entrará em contato. 

Para receber as notícias do Litoral na Rede no seu Whatsapp, envie seu nome, município e #notícias para 51-99113-0101 e coloque nosso número na sua agenda.

COMPARTILHAR