Cachorro é atacado por cobra ao defender os donos em Cidreira

Compartilhe

140219 ATAQUE COBRA CIDREIRA Rafael Portela Rocha PMC 02
Serpente estava o pátio de uma residência. Foto: Rafael Portela Rocha / Prefeitura de Cidreira
140219 ATAQUE COBRA CIDREIRA - PMC
Cão da raça pinscher foi medicado e se recupera do ataque da cobra. Foto: Prefeitura de Cidreira
140219 ATAQUE COBRA CIDREIRA Rafael Portela Rocha PMC
Cobra foi morta após atacar cachorro em Cidreira. Foto: Rafael Portela Rocha / Prefeitura de Cidreira

A Vigilância em Saúde Ambiental de Cidreira registrou nesta semana o primeiro caso de acidente com cobra peçonhenta deste verão no município. Um cão da raça pinscher foi atacado por uma serpente no pátio de uma residência na praia de Salinas. O cachorro teria avançado na cobra ao tentar proteger os donos.

A serpente peçonhenta do gênero Bothrops é popularmente conhecida como Cruzeira.  A cobra foi morta por um morador da região, recolhida pela equipe da Vigilância e será encaminhada para a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Osório.

O acidente ocorreu na última terça-feira (12), mas só foi notificado nessa quarta-feira (13). O cachorrinho foi atendido por um médico veterinário, recebeu medicação e está se recuperando do ataque.

De acordo com a agente de Defesa Ambiental da Prefeitura de Cidreira, Tailine Borba, ao longo deste verão houve ao menos cinco chamados devido à presença de cobras perto de residências. “Atendemos várias reclamações, mas nunca conseguimos (antes) presenciar nenhuma (cobra)”, disse ao Litoral na Rede.

Tailine explicou que no período mais quente do ano, as cobras saem das tocas com maior frequência para caçar. “É necessário manter o pátio limpo, sem entulhos, pois entulho atrai roedores e roedores atraem cobras” alertou.

A orientação é que, de preferência, as cobras não sejam mortas para evitar um desequilíbrio ambiental. No caso da presença desses animais, em Cidreira as pessoas devem notificar a Vigilância em Saúde Ambiental pelo telefone 51-3681-2034.

Em caso de acidente, a vítima da picada deve ser levada imediatamente para o posto de saúde mais próximo.

Leia mais notícias do Litoral Norte.

Recebe gratuitamente as notícias do Litoral na Rede no seu Whatsapp. Clique aqui e saiba como se cadastrar. 

Compartilhe

Postagens Relacionadas