• Início
  • Notícias
  • Vídeos
  • Tempo
  • Obituário
  • Contato
Buscar
Litoral na Rede
  • Início
  • Notícias
  • Vídeos
    • Vídeo: ressaca do mar no Litoral Norte do RS

      video

      Vídeo: Helicóptero resgata adolescente no mar a mais de 200 metros…

      Facção criminosa usava adolescentes para cometer assassinatos em Osório

      Baleia encalha morta na praia do Quintão

      Motorista acelera carro sobre fiscal de trânsito durante blitz sanitária em…

  • Tempo
  • Obituário
  • Contato
270121 SUPER BANNER SESC TRAMANDAÍ ACADEMIA
Início Notícias

Ceclimar cria canal de vídeos sobre animais marinhos

Episódios são para crianças e adultos e mostram as características de cada espécie vista nas praias do Litoral Norte; conheça o projeto e saiba como assistir os vídeos

8 de agosto de 2020
Compartilhar no Facebook
Tweet
Imagem: reprodução

De forma simples, lúdica e divertida, o Centro de Estudo Costeiros Limnológicos e Marinhos (Ceclimar / UFRGS), lançou nesta semana o primeiro de uma série de vídeos sobre os animais marinhos presentes no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O episódio que já está no disponível na internet é sobre a gaivota Maria-velha, uma espécie frequente nas praias da região.

040321 BANNER CONTEÚDO TRAMANDAÍ COVID

O próximo episódio será lançado neste domingo (09) em um canal criado no Youtube e terá como destaque os lobos marinhos. As baleias e pinguins também estrelarão vídeos nas próximas semanas.

A produção é realizada com fotos dos animais captadas na região por pesquisadores do Ceclimar e ilustrações. Nos vídeos, adultos e crianças fazem as narrações como se fossem os próprios bichos contando sobre suas características e hábitos.

A iniciativa é do biólogo e pesquisador do Ceclimar, Maurício Tavares, e faz parte do projeto de extensão “Conhecendo a Fauna Marinha e Costeira do Litoral Norte do Rio Grande do Sul”, criado em 2012.

“Enquanto eu tiver espécies para produzir os vídeos, nós vamos fazendo. Só de aves a gente tem centenas de espécies. A ideia é um novo episódio a cada semana”, disse o biólogo. Ele contou ainda que a intenção é destacar as espécies no período em que elas são mais vistas na costa da região.

Educação Ambiental

O projeto de extensão “Conhecendo a Fauna Marinha e Costeira do Litoral Norte do Rio Grande do Sul” foi idealizado em 2012 e, desde lá, vem produzindo uma série de materiais educativos sobre fauna marinha e costeira.

Em 2012, foi criado uma página institucional (CECLIMAR/CLN/UFRGS) no Facebook para criar um canal de comunicação entre a comunidade e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Posteriormente, o projeto criou um perfil no Instagram (ceclimar_fauna_marinha) para ampliar o alcance das postagens.

Uma exposição itinerante também foi montada para ilustrar a biodiversidade de organismos de fauna marinha e costeira do litoral gaúcho, tendo sido exposta em várias universidades gaúchas e no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, além de eventos ambientais regionais.

Nos últimos três anos, o projeto vem capacitando os guarda-vidas que trabalham na operação golfinho durante o veraneio, para que os mesmos adquiram informações pertinentes sobre os principais animais que aparecem encalhados na orla gaúcha.

COMPARTILHAR
Facebook
Twitter
  • tweet
Ticiano Kessler

Relacionadas+

Homem é preso após tentar matar jacaré com tiro e pauladas

Cavalos vítimas de maus-tratos são resgatados em Mostardas

Filhote de baleia encalha morto em Nova Tramandaí

SOBRE NÓS
Litoral na Rede é o portal de notícias, fotos, vídeos e blogs de quem ama o Litoral Norte o ano inteiro. Agilidade, credibilidade e tecnologia estão juntas para levar informações e prestação de serviços aos moradores e frequentadores dos 23 municípios da região. Litoral na Rede é um espaço de interação, aberto para a participação ativa dos internautas, desenvolvido para que possa ser visualizado com facilidade em qualquer dispositivo: celular, tablet ou computador.
Contato: [email protected]
SIGA-NOS
© Litoral na Rede. Jornalista Responsável: Ticiano Kessler (MTE 9749)
Erro: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida autorização.
Edit with Live CSS
Save
Write CSS OR LESS and hit save. CTRL + SPACE for auto-complete.