Chuvas inundam lavouras e causam prejuízos a agricultores do Litoral Norte

Grande volume de chuva provocou transbordamento de rios e córregos próximos às plantações

A chuva que atinge o Litoral Norte há dois dias está causando prejuízos a agricultores da região. Nos municípios de Três Forquilhas e Itati, pelo menos dez lavouras ficaram inundadas após o transbordamento de rios e córregos.

O maior volume foi registrado nessa quarta-feira (09), como duas horas de chuva forte no início da tarde. Também houve registro de falta de energia elétrica. Como nesta quinta-feira (10), segue chovendo na região a preocupação das famílias que produzem alimentos é ainda maior.

Na comunidade de Boa União, em Três Forquilhas aproximadamente 2 hectares de lavouras de cenoura e brócolis ficaram embaixo da água perto do Rio da Pedra Branca. A plantação é da família do agricultor e estudante em agronomia, Josué Justin Vitt, associado da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt).

O agricultor contou ao Litoral na Rede que nesta quinta-feira a água baixou um pouco já que a chuva está mais fraca. Ele relata, no entanto, que a maioria da área segue inundada e que ainda não é possível apurar os prejuízos.

“A inundação deita as plantas e o excesso de água apodrece muitas delas. A gente ainda não tem noção exata do prejuízo. Tem que ver ainda quando for colher. Algum prejuízo vai ter, com certeza”, lamentou o agricultor.

Quer receber as notícias do Litoral na Rede no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo.

Siga o Litoral na Rede no Instagram. 

Leia mais notícias do Litoral Norte.

COMPARTILHAR