Coleta seletiva começa a funcionar nesta terça em Imbé

Compartilhe

Coleta seletiva começa a funcionar em Imbé.

A cidade de Imbé passa a contar a partir desta terça-feira (19) com a coleta seletiva de lixo. O serviço de recolhimento de resíduos recicláveis funcionará de segunda a sábado e atenderá cada bairro pelo menos uma vez por semana.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Nélida Pereira, explicou ao Litoral na Rede, que se trata de um projeto piloto que será realizado, inicialmente com um caminhão, através de um aditivo de contrato com a empresa que já é responsável pela coleta de lixo na cidade.

“A princípio os materiais recicláveis serão levados à cooperativa onde todo resíduo de Imbé é destinado. Posteriormente, teremos chamada pública para cooperativas com interesse no projeto”, explicou a secretária.

Nélida destaca a importância do apoio da população em separar o lixo corretamente e das ações de educação ambiental que serão realizadas, apesar das dificuldades impostas pela pandemia. “Os professores da rede municipal irão trabalhar o tema nas aulas virtuais”, informou.

Dias e bairros da coleta seletiva em Imbé

Nas principais avenidas, o caminhão da coleta seletiva passará diariamente. Nas segundas-feiras, será a vez do Centro, entre as Avenidas Santa Rosa e Tancredo Neves. Nas terças, a coletiva seletiva será realizada também no Centro, entre a Ponte Giuseppe Garibaldi até o bairro Courhasa, da Avenida Paraguassú para o lado do Rio Tramandaí.

Nas quartas-feiras, o caminhão que recolhe os recicláveis terá como roteiros os bairros Nova Nordeste, Mariluz, Mariluz C, Mariluz Norte, Harmonia, Albatroz e Marisul, entre a Avenida Paraguassú e o Rio Tramandaí, além dos bairros Santa Terezinha, Nova Santa Terezinha Norte e Imara.  Enquanto nas quintas-feiras serão atendidos os bairros Presidente, Asa Branca, Ipiranga e Nordeste.

Nas sextas, o serviço retorna os bairros Nova Nordeste, Mariluz, Mariluz C, Mariluz Norte, Harmonia, Albatroz e Marisul, mas dessa vez entre a Avenida Paraguassú e a praia, além do Santa Terezinha, Nova Santa Terezinha Norte e Imara.  No sábado, o caminhão recolherá os recicláveis da Avenida Nilza Godoy até a Avenida Beira Mar, indo até a Avenida Tancredo Neves.

Como separar o lixo corretamente

Recicláveis (coleta seletiva)

  • Plástico: baldes, garrafas (PET), isopor, sacos
  • Vidro:  garrafas, copos, vidros de conserva, potes e embalagens
  • Papel: jornais e revistas, cadernos, envelopes, caixa de papel e papelão
  • Metal: tampas de garrafas e potes, latas de alimentos e bebidas, talheres, material de ferro e alumínio.

Lixo úmido, orgânico e não reciclável (coleta convencional)

  • Cascas de frutas e verduras, restos de alimentos, papéis higiênicos, fraldas descartáveis, absorventes e papeis engordurados.
  • A Prefeitura informou que esse lixo não reciclável seguirá sendo recolhido dentro do cronograma de dias da semana que já está em vigor. A recomendação é que o lixo reciclável seja acondicionado em sacos azuis ou caixas de papelão. Já  o lixo comum deve ser depositado em sacos pretos ou sacolas plásticas.

Resíduos especiais

  • Lâmpadas, pilhas e baterias devem ser entregues no locais onde foram comprados.
  • Eletrônicos são recolhidos gratuitamente pela “Cata Treco”, com agendamento pelo telefone 3627-8243.

 

Compartilhe

Postagens Relacionadas