De frente com o Praieiro

Por Vera Renner, blogueira do Litoral na Rede

O sol nem saiu para dar o ar da graça e a maresia se adianta e vai fuçar  narinas dos saudáveis em ponto máximo, que despertam ao som do rugir do mar, da brisa que pode ser implacável e do sol que vem aquecer o coração e o esqueleto. Vale para todo mundo as dádivas da natureza que resolveram – conscientemente ou não – seguir a trilha da saúde optando de bom grado a realizar com satisfação o melhor para si.

Assim se cumpre todo o dia a rotina do Neri, 77 anos, que ao saltar da cama vislumbra com olhos brilhantes o que anda aprontando a natureza marítima, como bom praieiro “da gema”. Não é necessário muito foco no tempo para sair porta afora, porque se pensar muito já atrapalha o motivo. A hora da largada é breve e o corpo para lá de acostumado se entrega à corrida assim como o dia se entrega à noite.

O sol já vai alto e o mar já anda dando as regras do dia o que só aumenta o entusiasmo de quem preza a natureza e o lugar onde resolveu se aquerenciar. A mesa posta do café da manhã é frugal, como convém aos atletas da vida.

Foto: Vera Renner / Litoral na Rede

A interação social acontece na segunda hora do dia com a caminhada na beira da praia. Um alô aqui e outro ali, se abrindo para as conversas de todos os tipos, cuidando para deixar os incômodos fora de hora de lado. Não há mais tempo para assunto ruim, afinal o grande filtro – o mar – acaba deletando dos olhos mais sagazes o que nefasto possa aparecer. Ouvir até se ouve, mas gravar, com certeza não. Tudo que for de menos valia são levados pela maré. Benção do praieiro Neri que guarda dentro do coração os melhores sentimentos.

O sol já anda dando sinais de fraqueza parecendo que o pisca-pisca entre nuvens anda avançando para seu final e, aproveitando a réstia de luz que vai adentrando pela serra às janelas lado sul, toca o sino do final do dia e inicia a o bate-pronto dos amigos de bocha. Vários “rounds” depois o sono vem dar alô ao Neri que, graciosamente, cede aos seus encantos. Até mais

COMPARTILHAR