Entenda porque o mar está mais limpo e mais quente no Litoral do RS

Correntes marítimas e ausência de chuva garantiram água mais clara no fim de semana; veja as imagens

Foto: Litoral na Rede

Nada de chocolatão. O fim de semana foi de mar limpo e com água mais quente que o normal na costa do Rio Grande do Sul. Mesmo com a pandemia, as condições favoráveis atraíram muita gente para as praias da região.

A equipe do Litoral na Rede percorreu trechos da orla de Tramandaí, neste domingo (21), e constatou muitas pessoas aproveitando as condições do mar, que foi um espetáculo a parte.

A combinação de uma série de fatores garantiu o cenário diferenciado nos últimos dias. A oceanógrafa Cacinele Rocha, do Centro de Estudos Costeiros Liminólogicos e Marinhos (Ceclimar / Ufrgs) explicou que o predomínio da corrente do Brasil, o vento fraco e a ausência de chuva são fatores preponderantes.

“A corrente do Brasil está um pouco mais forte aqui na costa e ela traz águas mais limpas e também mais quentes. Como a gente teve uma condição de menos vento, ontem e hoje, isso ajuda bastante, porque o material  que é suspendido por essa energia que o vento acaba transformando em onda e revolve a areia, isso não aconteceu e faz com  que água fique mais limpa”, explicou a pesquisadora.

Cacinele também salientou que o tempo seco favorece as condições de mar. “Não teve chuva no continente, o que diminui a chegada de água na praia e também  diminui esse movimento.  Acaba não tendo muitos nutrientes disponíveis, o que acaba não favorecendo o desenvolvimento das algas, então não dá aquela condição chocolatão”, detalhou.

A oceanógrafa acredita que o mar mais limpo e mais quente permaneça neste início de semana no Litoral Norte e que a mudança ocorrerá a partir de terça-feira (23), quando há previsão de chuva na região.

Foto: Litoral na Rede
COMPARTILHAR