Feriadão terá instabilidade e ciclone extratropical

Veja a previsão da meteorologista Ludmila Pochmann para o Litoral Norte

Plataforma Marítima de Tramandaí. Foto: Litoral na Rede / Arquivo

O feriadão de 7 de setembro começa com muitas nuvens na sexta-feira e sábado. Domingo teremos chuva o dia todo. Segunda-feira tempo encoberto com muitas nuvens e curtas aberturas de sol. E no feriado de terça-feira, um ciclone extratropical provocará temporal, raios, vento forte e  há chance de granizo. (Veja abaixo a previsão detalhada).

Setembro começou e, no dia 22, chega a primavera. Nesta época, entramos no período que chamamos de transição, assim como no outono. Neste período, a atmosfera gradativamente começa a aquecer, mais ainda tem características do inverno.

Então mesmo que os dias de calor estejam aumentando, nada impede que uma ou outra entrada de ar frio, faça com que as temperaturas despenquem alguns dias.

Daqui para frente, as temperaturas vão aumentando e com dias mais quentes, cresce também a possibilidade de chuvas no fim das tardes e início das noites. Outra característica do mês de setembro é que aumenta a chance de ocorrência dos ciclones extratropicais, como o previsto para o início da próxima semana, e também dos sistemas convectivos de mesoescala (escala média).

Os ciclones se tornam mais frequentes pois os dipolos de ar quente e frio se tornam mais intensos, assim como os complexos convectivos por causa do aquecimento da atmosfera no decorrer dos dias.

Tudo isso indica que os temporais aumentam e podem vir acompanhados de fortes vendavais. A incidência de raios e de granizo também é maior neste época.

Previsão detalhada para o Litoral Norte

Sexta-feira (03): sol entre muitas nuvens. Temperatura mínima de 17°C e máxima de 24°C

Sábado (04): dia nublado com pequena chance de o sol aparecer à tarde. Temperatura mínima de 16°C e máxima de 20°C

Domingo (05): começa a chover já na virada do dia e deve continuar o dia todo chovendo com os acumulados podendo chegar até 12 milímetros. Temperatura mínima de 16°C e máxima de 18°C

Segunda-feira (06): para de chover e pode abrir sol no meio-dia, mas segue o tempo encoberto com nuvens. No fim do dia, a velocidade do vento começa a aumentar com a formação do ciclone extratropical no Estado. Temperatura mínima de 17°C e máxima de 19°C

Terça-feira (07): muito vento com velocidades que podem ultrapassar os 80 km/h e chove o dia todo, com acumulados chegando aos 25 mm. Chance de raios e também de queda de granizo Temperatura mínima de 18°C e máxima de 19°C.

Por Ludmila Pochmann / Meteorologista do Litoral na Rede.

A Previsão do Tempo no Litoral na Rede tem o apoio da Espaço Pet Clínica Veterinária e da Prefeitura Municipal de Tramandaí . Sua marca também pode estar aqui. Se você também quer ser patrocinador deste serviço, envie uma mensagem para o Whatsapp 51-99113-0101 e a nossa equipe entrará em contato. 

Quer receber as notícias do Litoral na Rede no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo.

Leia mais notícias do Litoral Norte.

COMPARTILHAR