Fim de semana começa com frio e tempo seco e deve terminar com chuva

O amanhecer desta sexta-feira teve geada em pontos da encosta da serra, como em Três Forquilhas; veja a previsão da meteorologista Ludmila Pochmann para o Litoral Norte

Geada no amanhecer desta sexta-feira no interior de Três Forquilhas. Foto: Allan Fernandes / Coomafitt

Depois do ciclone extratropical que atingiu o Sul do Brasil, o tempo seco e frio predomina neste início de fim de semana no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira (03) e sábado (04) a alta pressão mantém o tempo firme e com sol.

Em alguns pontos de municípios da região que ficam junto à encosta da Serra, houve registro de geada no amanhecer de hoje. A foto que ilustra esta previsão do tempo foi registrada por Allan Fernandes,  associado da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt), no Sítio Souza, em Três Forquilhas.

A partir de domingo (05) pela manhã, a passagem rápida de uma frente fria irá instabilizar o tempo e haverá muitas nuvens e chance de chuva fraca na região. Mesmo que os volumes sejam baixos de chuva, pode ser que ela venha acompanhada de raios e trovoadas. Na segunda-feira (06) a chuva deve durar até o meio-dia.

Mesmos com a chuva, no domingo, as temperaturas sobem um pouco e oscilarão entre 10ºC e 17ºC. E não há previsão de ventos e nem ondas fortes para esse primeiro final de semana de julho.

Ciclone

Lembrando que, sempre depois da bonança, vem a tempestade e vice e versa. Para semana que vem, já há previsão de formação e ocorrência de um novo ciclone que trará ventos e chuva. A expectativa é que não tenha tanta intensidade quanto o desta semana, que foi classificado como explosivo.

Pela atmosfera estar sempre em movimento e o Rio Grande do Sul ser o Estado de entrada das massas de ar frio no Brasil, trata-se de uma região de formação e passagens de ciclones extratropicais durante todo o ano. É um fenômeno comum no RS.

Previsão até segunda-feira

Sábado (04): predomínio de sol. Mínima de 6°C e Máxima de 15°C.

Domingo (05): já amanhece com muitas nuvens e há chance de pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. Mínima de 11°C e Máxima de 17°C.

Segunda-feira (06): muitas nuvens com períodos de sol. Mínima de 11°C e Máxima de 15°C.

Por Ludmila Pochmann / Meteorologista do Litoral na Rede.

A Previsão do Tempo no Litoral na Rede tem o apoio da Espaço Pet Clínica Veterinária. Sua marca também pode estar aqui. Se você também quer ser patrocinador deste serviço, envie uma mensagem para o Whatsapp 51-99113-0101 e a nossa equipe entrará em contato. 

Para receber as notícias do Litoral na Rede no seu Whatsapp, envie seu nome, município e #notícias para 51-99113-0101 e coloque nosso número na sua agenda.

COMPARTILHAR