Fundação Hospitalar Getúlio Vargas comemora 10 anos de gestão do Hospital Tramandaí

Compartilhe

Foto: Litoral na Rede

O Hospital Tramandaí (HT) completou, nesta semana, 10 anos sob a gestão da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV). Com mais de cinco décadas de serviços prestados no Litoral Norte, o HT teve outros nomes, outras gestões, e atualmente, conta com 632 trabalhadores que prestam assistência aos pacientes do Litoral Norte e até de outras regiões do Estado.

Profissionais de assistência à saúde e da área administrativa atuam durante 24 horas nos setes dias da semana em diferentes turnos e se dedicam num trabalho assistencial humanizado. Um exemplo dessa dedicação na área de atenção à saúde é da coordenadora da Linha de Cuidado Mamãe, Bebê e Criança, Priscila Silveira Neto, que também trabalha há dez anos no HT, o mesmo tempo de gerência da FHGV na instituição.

“Tive a oportunidade de atuar em várias áreas: enfermeira assistencial, responsável técnica de enfermagem, chefia de área da emergência, coordenação da Linha de Cuidado Adulto e, desde 2016, coordenação da Linha Mamãe, Bebê e Criança. Acredito que cresci muito profissionalmente, e vejo o HT como uma instituição com potencial enorme frente ao cuidado humano”, afirma Priscila.

Numa instituição hospitalar, o trabalho é essencial também de quem não está na linha direta da assistência. A experiência de atuação nesses dois lados é da técnica de enfermagem, Luciana Henrique dos Santos, que está há mais de 20 anos trabalhando no hospital, e há quase dez, no setor de faturamento que é ligado à parte administrativa.

“O fluxo e o hospital em si aumentou bastante. Era um número reduzido de funcionários. Éramos de 70 a 80 técnicos de enfermagem e dois enfermeiros para todo o hospital. Hoje, o volume de pessoas é maior. Eu gosto bastante de trabalhar nessa parte do faturamento e, indiretamente, eu me sinto ligada à assistência porque quando eu leio um prontuário e ficha de atendimento, consigo visualizar o que foi feito e qual o estado do paciente. Eu gosto dessa parte fazendo o que eu faço e é muito bom”, declara.

Atuação do HT

Hospital Tramandaí é referência para o Litoral Norte. Foto: Jocélia Bortoli /FHGV

O Hospital Tramandaí é referência para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para os municípios de Tramandaí, Imbé, Cidreira e Balneário Pinhal, totalizando uma cobertura populacional de 84 mil habitantes, que se multiplica no verão.

O HT é referência em intensivismo adulto, na Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral, e em neurocirurgia, para os 11 municípios da região dos Bons Ventos, que abrange Tramandaí, Imbé, Cidreira, Pinhal, Capivari do Sul, Mostardas, Tavares, Palmares do Sul, Osório, Santo Antônio da Patrulha e Caará.

O hospital é referência para 23 municípios no atendimento de gestação de alto risco e em intensivismo neonatal. Na assistência adulto e pediátrica, o hospital é referência para Tramandaí, Imbé, Cidreira e Balneário Pinhal.

Em traumato-ortopedia, o HT serve de referência para os 11 municípios da região dos Bons Ventos, e no atendimento de casos de acidente vascular cerebral (AVC), atua como referência para a microrregional formada por Tramandaí, Imbé, Cidreira e Balneário Pinhal.

O HT integra a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, possui Serviço de Hemoterapia e conta com 160 leitos de internação. A emergência do Hospital Tramandaí tem classificação de risco porta aberta 24 horas e é o único da região com Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Compartilhe

Postagens Relacionadas