Gigantinho abrigará moradores de rua no inverno em Tramandaí

Prefeitura está realizando reformas no local e deve instalar camas na quadra do ginásio

Foto: divulgação Prefeitura de Tramandaí

O Ginásio Municipal Tenente Marino Dias de Oliveira, o Gigantinho, em Tramandaí está passando por reformas emergenciais para abrigar, nas noites frias do inverno, os moradores de rua do município. De acordo com a prefeitura, são 43 pessoas em situação de rua na cidade que são monitoradas diariamente.

Segundo a prefeitura, as obras que iniciaram em maio, incluem a revitalização de parte da base e do telhado, já que, os fortes ventos danificou a estrutura e arrancou telhas. A reforma terá um custo total de R$ 16 mil e está sendo realizada por uma empresa terceirizada e acompanhada pele Secretaria de Obras.

O prefeito Luiz Carlos Gauto, afirmou que é essa é uma ação emergencial que tem como finalidade habilitar o ginásio para o combate à pandemia do Covid-19 e também para abrigar moradores em situação de rua nos dias mais frios do ano, assim como foi realizado no ano passado. “Nossas medidas visam única e exclusivamente auxiliar quem mais precisa neste momento tão delicado”, explicou.

No ano passado, segundo a prefeitura, foi criada uma estrutura nos camarins e vestiários do ginásio para receber as pessoas em situação de rua e seus cães. No local, era servido almoço, café e janta. Além das refeições, os moradores de rua ganhavam Kits para banho. Os animais ganhavam ração e água. Para este ano, camas serão instaladas na quadra do Gigantinho, devido a necessidade de adotar medidas que visam o distanciamento social para evitar a propagação do coronavírus.

Monitoramento

De acordo com a prefeitura, o monitoramento das pessoas em situação de rua no município é realizado diariamente, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

A prefeitura informou ainda, que a maioria das pessoas que vivem nas ruas não aceita voltar para o município de origem. São realizadas medidas educativas de apoio psicológico para auxiliar da melhor maneira possível essas pessoas.

Por fim, a prefeitura informou que quem aceita ajuda é encaminhado para abrigos especiais de reabilitação. Em casos extremos, são tomadas medidas como a abertura de espaços públicos, neste caso, o Ginásio Municipal.

A reforma emergencial no Gigantinho terá um custo total de R$ 16 mil Foto: Prefeitura de Tramandaí
COMPARTILHAR