Hospital de Tramandaí terá mais cinco leitos de UTI

Litoral Norte atingiu, nesta segunda-feira, 100% de ocupação nas vagas para o SUS nas Unidades de Terapia Intensiva

Hospital de Tramandaí. Foto: Litoral na Rede / Arquivo

Mais cinco leitos de UTI estão em fase de implantação no Hospital de Tramandaí (HT) para atender pacientes com Covid-19. O anuncio foi feito nesta segunda-feira (22) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), mesmo dia em que o Litoral Norte atingiu 100% de ocupação das vagas destinadas ao SUS em unidades de terapia intensiva.

O gerente administrativo do HT, Genaro Figolli, disse ao Litoral na Rede que os novos leitos estão em fase de ajustes e que a expectativa é que possam receber pacientes até o fim desta semana. “Há um empecilho que é o maior de todos, que é a contratação de pessoal”, disse o dirigente da instituição.

Nos últimos dias, a SES entregou respiradores, monitores e camas para três hospitais gaúchos, entre eles o de Tramandaí. Ao todo serão abertos mais 35 leitos de UTI no Estado. Com esse reforço, o número de leitos abertos pelo RS, desde o início da pandemia, passará para 1.141.

UTIs lotadas no Litoral Norte

O Litoral Norte conta com 62 leitos de UTI e nesta segunda-feira (22) há apenas um disponível. Trata-se de uma vaga destinada a pacientes particulares e de convênios, no Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa.

Os hospitais de Tramandaí, Osório e Torres operam com a capacidade máxima. Com isso, a taxa de ocupação de leitos de UTI do SUS atingiu 100% na região, segundo o mapa da SES.

Dos 61 pacientes em UTI, 33 foram diagnosticados com a Covid-19 e nove são casos suspeitos.

COMPARTILHAR