Jacaré é capturado em piscina de condomínio em Tramandaí

O animal de 1,5 metros foi solto em uma lagoa

Foto: divulgação Patram / Brigada Militar

Um jacaré foi resgatado na manhã desta quinta-feira (03), por policiais da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar (BM), em Tramandaí. O animal da espécie “Papo Amarelo” estava em uma piscina do Condomínio Marítimo, localizado no Km 95 da ERS-030.

De acordo com o comandante da Patram na região, capitão João César Verde Selva, o jacaré de 1,5 metros resistiu e foram feitas várias tentativas até que o animal fosse capturado, com o uso de um enforcador. O crocodilo foi solto em uma lagoa lindeira.

Selva orienta que ao avistarem um jacaré fora de seu habitat natural, é necessário telefonar para a Patram. “Jamais se aproxime do animal, não faça movimentos bruscos, não o alimente” alertou.

Jácaré de Papo Amarelo

A pesquisadora Zilca Campos, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pantanal), relata que esses crocodilianos vivem em áreas alagáveis como brejos, mangues, pântanos, rios e lagoas, onde tomam seus longos banhos de sol. “Mais de 70% de sua distribuição foi registrada em terras brasileiras, em uma extensão de ocorrência que supera os 2,6 milhões de km²” relatou.

Zilca disse ainda que a coloração dos animais varia entre verde-oliva e marrom escuro. “Possuem pernas curtas, patas com unhas grandes, focinhos curtos, largos e que produzem uma mordida forte. Sua alimentação consiste de peixes, mamíferos, crustáceos, moluscos, aves e répteis de pequeno e médio porte” informou.

Assista o vídeo abaixo

COMPARTILHAR