Litoral Norte: aulas e eventos devem ser suspensos para prevenir Covid-19

Prefeitos da região se reuniram emergencialmente para definir medidas contra o coronavírus

Prefeitos da região se reuniram emergencialmente para definir medidas contra o coronavírus. Foto: Amlinorte

Em uma reunião da emergência da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), prefeitos e secretários da saúde de 22 dos 23 municípios da região definiram medidas para prevenir o corona vírus.  No encontro desta segunda-feira (16), em Osório, houve o entendimento de que as aulas nas escolas municipais e a realização de eventos públicos devem ser suspensos.

A recomendação da Amlinorte é que as aulas sejam suspensas a partir desta quinta-feira (19), pelo prazo de duas semanas. O período é o mesmo previsto para as escolas da rede estadual.

Em relação aos eventos públicos, a suspensão indicada é pelo período de 30 dias, já a partir desta terça-feira (17). Também há orientação para suspensão de eventos privados neste mesmo período.

Além disso, ficou definido que uma ampla campanha de mídia para divulgação das formas de prevenção deverá ser realizada pela Amlinorte. Além disso, haverá a reorganização dos serviços municipais, para diminuir aglomerações e disponibilizar condições de higienização para servidores e usuários dos serviços públicos.

Também foi deliberado que a Associação realizará uma reunião de emergência com a Secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, para acertar a disponibilização de leitos de alta complexidade nos hospitais da região, para os casos de contaminação de pessoas.

“A reunião pode ser considerada como um marco nas ações conjuntas dos municípios da Amlinorte, não só pela presença maciça dos prefeitos, como pelo consenso de que a região precisa atuar em bloco para resolver os seus problemas”, salientou o presidente da entidade e prefeito de Imbé, Pierre Emerim.

Leia também:

Coronavírus: Prefeitura de Imbé suspende provas do Concurso Público

Entenda a diferença entre Covid-19, resfriado e gripe

COMPARTILHAR