Litoral Norte fica com a bandeira vermelha e adota protocolos menos restritivos

Compartilhe

O governo do estado divulgou na tarde desta segunda-feira (21) o mapa definitivo da 33ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado. Desta vez, nenhuma região foi classificada com a bandeira preta. O Litoral Norte junto com outras 19 regiões foi classificado com a bandeira vermelha, de risco epidemiológico alto para Covid-19 e apenas uma recebeu a de cor laranja (Guaíba), de risco médio.

De acordo com o governo, o cenário atual do Estado é preocupante, pois apresenta a quarta maior taxa semanal de óbitos do país. A média móvel de óbitos por data de inclusão no RS acumula aumento de 23% em relação à semana passada, chegando ao patamar de 71,1 óbitos por dia, o maior desde o início da pandemia, e superando o total de 8 mil óbitos. Com essa elevação, o Estado está próximo de passar a taxa de mortalidade do Estado de Alagoas. Já nos leitos de UTI, houve elevação significativa no número de confirmados, passando de 928 para 966, entre os dias 19 e 20 de dezembro.

Litoral Norte

A justificativa apresentada pelo governo para manter o Litoral Norte com a bandeira vermelha foi devido a dois dos seus quatro indicadores regionais, alcançarem a classificação de risco máximo (bandeira preta). É o caso do número de hospitalizações por Covid-19 para cada 100 mil habitantes e da projeção de óbitos. Os indicadores do número de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias e do estágio de evolução da doença obtiveram bandeiras amarela e laranja, respectivamente.

Cogestão Litoral Norte

O Litoral Norte, assim como outras regiões do Estado, está em cogestão e adota protocolos menos restritivos do que o elaborado pelo governo. Os novos protocolos foram definidos pela Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) na última quarta-feira (16), que reúne os 23 prefeitos da região. O plano apresentado pela instituição foi aprovado pelo governo e prevê regras da bandeira laranja durante a permanência da bandeira vermelha.

Para aderir ao sistema de cogestão, a Amlinorte estabeleceu protocolos da bandeira Laranja para as seguintes atividades: administração pública, alojamento e alimentação, comércio, indústria da construção, saúde e assistência, serviços e transportes.

A faixa de praia estará liberada para uso pela população, porém a recomendação é de uso de máscaras e distanciamento social de pelo menos 1 metro, além da diminuição do período de permanência nas áreas públicas abertas.

O comércio de rua, varejista e centros comerciais não terão limitação de horário, mas deverão cumprir com todas as normas de distanciamento e segurança sanitários previstos nas portarias da Secretaria Estadual de Saúde.

Protocolos Litoral Norte

Locais públicos abertos (ruas, calçadas, parques, praças, faixa de areia, mar, lagoa, rio e similares): Obrigatório uso de máscaras com distanciamento interpessoal de no mínimo 1 metro.

  • Recomenda-se o distanciamento de 3 (três) metros entre núcleos familiares na beira mar.
  • Recomenda-se o menor tempo de permanência nos locais públicos.
  • Atividades físicas e caminhadas estão liberadas, com o uso de máscara.

Restaurantes a la carte, prato feito e Buffet

  • Aberto ao público, obrigatório o uso de máscara e distanciamento social.

Lanchonetes, lancherias e bares

  • Aberto ao público, obrigatório o uso de máscara e distanciamento social.

Hotéis e similares

  • Aberto ao público com 75% da capacidade de ocupação e todos os cuidados sanitários.

Comércio Varejista, centros comerciais e shoppings

  • Aberto ao público, obrigatório o uso de máscara e distanciamento social.

Comércio de Rua

Aberto ao público, obrigatório o uso de máscara e distanciamento social.

Feiras e exposições

  • Fechado

Eventos sociais, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, bares e pubs ou similares 

  • Fechado

Missas e serviços religiosos

  • 30% de ocupação intercalada de assentos, com 2m de distanciamento entre pessoas.

Parques Temáticos

Aberto ao público, obrigatório o uso de máscara e distanciamento social, com 25% de público.

Compartilhe

Postagens Relacionadas