Litoral Norte ganha base fixa do Batalhão de Aviação da Brigada Militar

Helicóptero Esquilo será mantido na região durante todo o ano

Helicóptero Esquilo é uma aeronave multimissão. Foto: Divulgação BM

O Litoral Norte do Rio Grande do Sul passou a contar com uma base fixa do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAvBM). Com isso, a corporação manterá na região, durante todo o ano, um helicóptero Esquilo, utilizado em apoio a operações policiais e ações de resgate e salvamento.

O 2° Esquadrão Independente de Aviação do Litoral Norte funciona no Aeroporto de Capão da Canoa, às margens da RS-407.  Esta é a terceira base de aeronaves da Brigada Militar. As outras funcionam em Porto Alegre e Caxias do Sul.

“A população da região aumentou muito com a questão da pandemia, e já vinha crescendo nos últimos anos. A gente percebia que as demandas aumentavam e pensamos que teríamos que instalar a base o quanto antes e o comando foi sensível”, disse, ao Litoral na Rede, o comandante da base do Litoral Norte, major Douglas Chaves Correa.

Ao todo, a Corporação conta com sete helicópteros e dois estão em Capão da Canoa. Além do Esquilo, que é uma aeronave operacional, também fica no Litoral Norte um Schweizer HU30, utilizado no treinamento de pilotos e tripulantes, realizado na região desde 2005.

Helicóptero Schweizer HU30 é utilizado no treinamento de pilotos e tripulantes. Foto: Divulgação BM

“Além de nós termos uma estrutura boa de hangar aqui em Capão da Canoa, é o maior hangar que tem aqui no Litoral, o comando da BM decidiu usar esta estrutura para uma outra atividade, além do treinamento”,  explicou o oficial, que atua em conjunto com pilotos deslocados de Porto Alegre para missões específicas.

Segundo o major Douglas, a expectativa é de que, em breve, um segundo piloto também seja destinado ao Esquadrão. “Também temos quatro oficiais fazendo o curso de piloto aqui, que poderão ficar no Litoral”, contou.

Helicóptero é utilizado em apoio a operações policiais, transporte de órgãos e ações de buscas e salvamento. Foto: Divulgação BM

O helicóptero Esquilo da base do Litoral Norte é uma aeronave multimissão. É empregado em diversas atividades que vão desde o transporte de tropas, de pessoas doentes, de órgãos para transplantes, apoio ao policiamento e ações de resgate e salvamento. Neste período de campanha de vacinação contra a Covid-19, o BAvBM também atua no transportes de doses das vacinas para o interior do Estado. Um trabalho realizado em conjunto por pilotos e tripulantes.

Veja também

Vídeo: Helicóptero resgata adolescente no mar a mais de 200 metros da costa

Operação da BM prende cinco pessoas no Litoral Norte

COMPARTILHAR