Litoral Norte segue na bandeira vermelha no Distanciamento Controlado

Compartilhe

Mapa Preliminar. Imagem: Governo do Estado

O Litoral Norte seguirá na bandeira vermelha, por pelo menos, mais uma semana. É o que aponta o Governo do Estado, através da divulgação preliminar da décima rodada do Distanciamento Controlado. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira (13), após a análise dos recursos dos municípios.

De acordo com o governo, a análise preliminar dos índices de propagação do vírus e de ocupação dos leitos trouxe, novamente, as regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Litoral Norte, Palmeira das Missões e Pelotas em bandeira vermelha. Essas áreas já haviam sido classificadas como alto risco na rodada anterior.

Nesta 10ª rodada preliminar, ao todo foram classificadas com risco alto, ou seja, estão na bandeira vermelha, 15 regiões. As regiões de Taquara, Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul evoluíram de bandeira laranja para vermelha nesta rodada.

Regra 0-0

Embora o Litoral Norte esteja classificado com a bandeira vermelha, nove municípios poderão adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio. O motivo é que não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento.

Os municípios da região que se enquadram na regra 0-0 são: Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul, Mostardas, Palmares do Sul, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.

Bandeira Vermelha e Trava de Segurança

As regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e do Litoral Norte permanecem em bandeira vermelha pela quarta semana consecutiva. Mesmo que estivessem com mensuração de bandeira de menor risco, amarela ou laranja, as quatro regiões teriam que cumprir as medidas da vermelha, devido à aplicação da trava de segurança – duas semanas consecutivas na vermelha.

Deste modo, essas poderão incidir na regra prevista no modelo de Distanciamento Controlado de que, uma vez classificada na bandeira final vermelha, por dois períodos consecutivos ou alternados, dentro do prazo de 21 dias, somente poderão ser reclassificadas para bandeira menos restritiva após preencherem os requisitos para tal reclassificação por pelo menos dois períodos consecutivos de mensuração visando garantir a segurança da população da região.

Números 

Segundo o governo do Estado, ainda sobre efeito da situação de alto risco na macrorregião Metropolitana, o Litoral Norte se manteve na bandeira vermelha. As hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias passaram de 23 para 20 entre as duas semanas, indicado a melhoria no indicador, que se manteve em bandeira amarela.

Apesar da estabilidade na ocupação de leitos clínicos, o número de internados em UTI confirmados para Covid-19 e por SRAG tiveram queda.

Também de forma positiva, como nas regiões de Novo Hamburgo e Canoas, a razão entre os casos ativos na semana e recuperados nos 50 dias anteriores ao início da semana melhorou, principalmente pela elevação do número de recuperados e razoável estabilidade em casos ativos.

Com isso, os indicadores de Estágio da Evolução e de Incidência de Novos Casos sobre a População, que são mensurados com base na região, apresentaram bandeira vermelha, para o primeiro, e preta para os dois que compõem o segundo grupo.

Compartilhe

Postagens Relacionadas