Mais 135 mil doses da vacina de Oxford chegam ao RS

Compartilhe

Foto: Polícia Federal

O voo trazendo mais 135 mil doses da vacina Oxford / AztraZeneca pousou no fim da manhã desta quarta-feira (24), no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Os imunizantes foram transportados para uma central de armazenamento da Secretaria Estadual da Saúde (SES), na Capital, com escolta da Polícia Federal.

A distribuição para as coordenadorias regionais de saúde e, na sequência para os municípios, está prevista para ocorrer a partir desta quinta-feira (25). As quantidades para cada região e cidade ainda estão sendo contabilizadas.

Com esse novo lote, já são 839,4 mil doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas pelo Estado. Incluindo o recebimento desta quarta, são 251 mil doses do imunizante produzido pela Oxford/AstraZeneca (que no Brasil tem parceria com a Fiocruz) e 588,4mil da CoronaVac (que tem acordo de produção no país pelo Instituto Butantan).

Até o momento, mais de 491.822 doses já foram aplicadas nos primeiros grupos prioritários: trabalhadores da saúde, pessoas acima de 60 anos ou com deficiências institucionalizadas, povos indígenas e idosos (com definição a partir de que idades, conforme disponibilidade dos municípios). Desse total, 435.909 já receberam a primeira dose, das quais 55.913 completaram o esquema completo com a segunda aplicação.

O Litoral Norte já recebeu 25.700 doses, sendo que 14.986 pessoas dos grupos prioritários já receberam a primeira e 1.458, a segunda. Os dados são do painel de vacinação da SES.

Entre os idosos, as faixas etárias específicas a serem atendidas podem variar de município para município, já que a quantidade é baseada sobre projeções do censo do IBGE sujeitas a variações. Essa é uma definição que cabe a cada secretaria municipal de saúde, conforme disponibilidade de doses.

Esquema vacinal

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19. A segunda dose da Oxford/AstraZeneca deve ser aplicada com 12 semanas de intervalo. Para a Coronavac, o prazo é duas a quatro semanas, sendo que a recomendação no Estado é que seja em 28 dias.

Compartilhe

Postagens Relacionadas