Mar limpo atrai banhistas e esconde perigos; veja o alerta dos guarda-vidas

Sábado tem calor e praias cheias no Litoral Norte do Rio Grande do Sul; veja fotos

Banhistas no mar em Tramandaí. Foto: Litoral na Rede

No fim da manhã deste sábado (09) a temperatura já se aproximava dos 30ºC no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Céu azul, pouco vento e mar limpo completaram a combinação de um dia de verão perfeito na região. O resultado é que muitos banhistas aproveitaram para curtir o dia na beira-mar.

Em Tramandaí, nas imediações da Avenida Rubem Berta, na região central da cidade, apesar do grande número de pessoas na faixa de areia, a maioria das famílias ou grupos mantinha o distanciamento para prevenir o coronavírus. Mas esta não é a única atitude necessária para curtir a praia com segurança.

Os guarda-vidas alertam que o mar mais limpo e aparentemente mais calmo esconde perigos e os banhistas devem estar atentos para evitar afogamentos. Nessa sexta-feira (08), por exemplo, os profissionais de resgate realizaram 18 salvamentos no mar no Litoral Norte. O número é considerado elevado para um dia de semana. No mesmo dia da Operação Verão passada, houve apenas dois salvamentos.

O coordenador operacional da Operação Verão 2020/2021, major Isandré Antunes, destacou que a bandeira nas guaritas é amarela em todas as praias de região.

“Ele é um mar de ilusão. Nós tivemos ontem uma mudança de corrente, então a areia está bastante pra cima, então forma umas piscinas. Ali, aparentemente é mais tranquilo de entrar na água, só que nem todas aquelas piscinas estão seguras porque boa parte delas acabam tendo correntes de retorno, é por isso que a bandeira está amarela”, explicou o oficial do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBRS)

Praia de Tramandaí. Foto: Litoral na Rede

O major Antunes também reiterou que os pais não devem relaxar com os cuidados com crianças e que os banhistas devem estar atentos às áreas de banho seguro, sinalizadas por bandeiras nas cores vermelha e amarela posicionadas na areia.

“Observar a bandeira e o balizamento de banho, se o pessoal, dentro da água, está enxergando as bandeiras, eles estão no lugar certo. Se eles não tiverem enxergando as bandeiras, significa que eles estão no lugar errado e os guarda-vidas não estão os enxergando também”, alertou.

Desde o início da Operação Verão, em 19 de dezembro, os guarda-vidas realizaram 156 salvamentos no Litoral Norte, 46% mais que no mesmo período da temporada passada. Também foram registradas duas mortes no mar.

Leia também: Fim de semana será de muito sol, calor e pouco vento no Litoral Norte

COMPARTILHAR