Massa de ar seco mantém frio e tempo firme no Litoral Norte

Termômetros devem marcar entre 8ºC e 20ºC nos próximos dias na região; veja a previsão da meteorologista Ludmila Pochmann

Rio Tramandaí no fim da tarde desta quinta-feira. Foto: Ricardo Corteana / Colaboração Litoral na Rede

Depois da entrada de duas frentes frias em sequência, a massa de ar frio e seco vai predominar neste final de semana e não há previsão de chuva até a próxima segunda-feira no Litoral Norte.  Os próximos dias serão de muito de muito sol e céu azul nas cidades da região.

Esse cenário está relacionado à influência de um sistema de alta pressão. Com não há nuvens, a mudança de temperaturas ocorre de maneira rápida no entardecer,

As nuvens funcionam como cobertores na atmosfera, e quando não temos essa camada protetora, a temperatura adquirida durante o horário de sol é perdida rapidamente quando o sol acaba.

O sol aquece a atmosfera durante a manhã e à tarde, mas quando ele se põe, a superfície perde calor rapidamente e as temperaturas despencam.

Além de a gente sentir essa mudança rápida nas temperaturas, quando temos essas condições atmosféricas também sentimos e observamos de forma clara o fenômeno da brisa no litoral.

A brisa ocorre de duas formas, primeiro durante o dia a terra aquece rapidamente com calor do sol, então o ar frio do mar vem em direção à costa, a chamada brisa marítima.

No fim da tarde, como a água demora mais tempo para aquecer, mas ao mesmo tempo depois de aquecida demora mais tempo para perder calor, a terra fica fria rapidamente então a brisa se inverte, vai do continente em direção ao mar e chama-se brisa terrestre.

Por isso, durante o dia sentimos uma corrente de vento mais intensa na faixa litorânea e a noite parece que o vento sumiu. Pois ele está indo do continente em direção ao mar.

As temperaturas devem ficar entre os 8°C e máxima de 20°C, como o céu vai estar limpo e sem nuvens ao entardecer as temperaturas cairão rapidamente.

Veja a previsão até segunda-feira

Sexta-feira (14): muito sol, com mínima de 8°C e máxima de 18°C.

Sábado (15): mais sol e tempo seco, com mínima de 11°C e máxima de 19°C. Chance de ocorrência de nevoeiro ao entardecer.

Domingo (16): sol entre nuvens. Mínima de 10°C e máxima de 20°C.

Segunda-feira (17): muitas nuvens e chance de chuva fraca em localidades próximas a Morrinhos do Sul/RS. Mínima de 14°C e máxima de 20°C.

Por Ludmila Pochmann / Meteorologista do Litoral na Rede.

A Previsão do Tempo no Litoral na Rede tem o apoio da Espaço Pet Clínica Veterinária e da Prefeitura Municipal de Tramandaí . Sua marca também pode estar aqui. Se você também quer ser patrocinador deste serviço, envie uma mensagem para o Whatsapp 51-99113-0101 e a nossa equipe entrará em contato. 

Leia mais notícias do Litoral Norte.

Quer receber as notícias do Litoral na Rede no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo.

COMPARTILHAR