MDB-RS pede para a Justiça Eleitoral a suspensão da última pesquisa Ibope 

Compartilhe

Foto: Karine Viana / MDB

O MDB, partido do candidato à reeleição ao governo do Estado, José Ivo Sartori, entrou com um pedido na Justiça Eleitoral para que seja suspensa a última pesquisa do Ibope para o governo do Estado. A representação ocorreu na manhã desta sexta-feira (26) e foi anunciado em uma coletiva de imprensa pelo presidente da sigla no RS, Alceu Moreira, que estava acompanhado do deputado Gabriel Souza.

Segundo Alceu Moreira, a equipe técnica do partido, avaliou as últimas pesquisas do Ibope e encontrou irregularidades. A sustentação do pedido, foi baseado através da pesquisa Ibope do último dia 17 de outubro. Neste levantamento, o adversário do emedebista, o tucano Eduardo Leite tem 59% dos votos válidos, e Sartori, com 41%.

Com essa diferença, a coligação “O Rio Grande no Rumo Certo”, liderada pelo MDB, pediu esclarecimentos para a Justiça Eleitoral. Moreira afirmou que, “a sensação das ruas era de que o ambiente era diferente”. Em outro momento da coletiva ele disse ainda que “é sabido que as pesquisas geram modificação do comportamento eleitoral das pessoas” declarou.

Anteriormente, o MDB gaúcho havia solicitado judicialmente, os dados do levantamento ao Ibope. Mas segundo Moreira, somente a síntese da pesquisa que estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram repassados. “Os apoios recebidos por Sartori não se refletiram nos percentuais de intenção de voto” disse.

Outro questionamento dos emedebistas é a escolha dos municípios e das faixas etárias da pesquisa. Segundo Moreira, “Se as fontes são distorcidas, os resultados serão distorcidos. Se a próxima pesquisa está baseada no mesmo critério de fonte de dados, nos dá a entender que não deve ser publicada porque o erro cometido pode ser cometido de novo, de propósito ou não, para prejudicar e modificar o resultado eleitoral” finalizou.

Compartilhe

Postagens Relacionadas