Mesmo sem horário de verão, relógios de celulares podem ser alterados

Google alertou que alguns aparelhos com sistema Android podem ser afetados à meia-noite deste domingo

Foto: Agência Brasil

O fim do horário de verão pode trazer problemas para usuários de telefones com sistema operacional Android. O Google alertou que alguns dispositivos poderão ter os relógios adiantados automaticamente em uma hora à meia-noite deste domingo (20),  terceiro do mês de outubro, quando ocorreria a mudança de horário, caso fosse mantido.

Em abril, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decretado que terminou com o horário de verão. No ano passado, a data de início passou do terceiro domingo de outubro para o primeiro domingo de novembro, em função das povas do Enem. Essas modificações podem não ter sido atualizadas em alguns smartphones.

A publicação no Blog do Google esclarece que essas mudanças “impactam diretamente no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet), que é utilizado por smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir que você esteja sempre na hora certa, onde quer que esteja”

Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo.

Para aqueles que não forem impactados no dia 20 de outubro, existe a possibilidade de que a mudança automática aconteça no dia 3 de novembro, já que a regra mudou em 2018.

Caso o telefone não sofra nenhuma alteração de horário em nenhuma das duas datas, isso significa que o aparelho já foi atualizado pelos fabricantes ou, então, está seguindo as regras de rede da sua operadora, que usam as antenas para enviar informações como a hora certa, por exemplo.

Para não correr o risco de perder compromissos, a orientação é que os usuários definam a hora manualmente nos aparelhos antes da meia-noite.

Veja  como definir manualmente o relógio:

  1. Entre no menu Configurações e procure o item chamado “Sistema”, depois, escolha “Data e Hora” ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu “Sistema”).

2. Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”

COMPARTILHAR