Meteoro explode no céu de Tramandaí

Explosão foi registrada por câmeras do Observatório Heller & Jung na noite dessa quinta-feira, veja o vídeo

O maior meteoro registrado neste ano no Rio Grande do Sul explodiu, na noite dessa quinta-feira (03) sobre a cidade de Tramandaí, conforme registros do Observatório Heller & Jung cedidos ao Litoral na Rede.

O meteoro foi registrado por câmeras localizadas em Taquara e no Balneário Jardim do Éden, em Tramandaí. Também foi registrado por câmeras da BRAMON em Monte Castelo, Santa Catarina, e em Campo Bom, no Vale do Sinos.

A queda do meteoro ocorreu às 19h09.  Conforme o diretor do Observatório, professor Fernando Jung, a análise inicial revelou que o meteoro ingressou na atmosfera da Terra a uma altitude de 75,92 Km e explodiu a uma altitude de 27,01 Km sobre a cidade de Tramandaí.

O meteoro teve uma duração de 1,76 segundos. A análise inicial mostrou que o meteoroide ao ingressar na atmosfera tinha uma massa de 33 Kg tendo um diâmetro aproximado de uma bola de basquete.

“Possivelmente, 10% desta massa pode ter resultado em meteoritos no solo. Este é o maior meteoro registrado no RS este ano de 2021 desde o último registrado com elevada magnitude em 1º de outubro de 2020”, afirmou o Fernando Jung.

Área de possível queda de meteoritos

Linha vermelha mostra área de possível queda de meteoritos no solo. Ilustração: Observatório Heller & Jung

O professor Fernando Jung também fez uma projeção de onde podem ter caído os meteoritos, uma área desde a faixa de praia, passando pela cidade de Tramandaí, até a lagoa, conforme a linha vermelha na ilustração acima. Ele explica que o meteoritos são pequenas pedras de cor escura.

Leia mais notícias do Litoral Norte.

Quer receber as notícias do Litoral na Rede no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo.

COMPARTILHAR