Ministério da Saúde atualiza estados brasileiros sobre avanço do coronavírus

Compartilhe

Ministério da Saúde atualiza situação do novo coronavírus para os estados. Foto: Alejandro Zambrana / Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde realizou uma videoconferência com as secretarias estaduais de Saúde de todo o Brasil para atualizar a situação da grave doença respiratória na China. Mais de 20 pessoas morreram no país asiático por causa do novo coronavírus.

A reunião teve como objetivo reforçar as orientações para a rede pública de saúde para casos suspeitos, o que até o momento não ocorreu em solo brasileiro.

Ações estão sendo preparadas para os portos, aeroportos e áreas de fronteiras, como a elaboração de áudios em inglês e mandarim, para orientar os pacientes que apresentarem os sintomas a procurarem unidades de saúde.

É considerado como caso suspeito quem apresentar os seguintes sintomas: febre, tosse e dificuldade para respirar. Além disso, a pessoa precisa ter viajado para área com transmissão ativa do vírus na China duas semanas antes do início dos sintomas.

Segundo o governo federal, um monitoramento diário da situação é feito junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), que acompanha o assunto desde as primeiras notificações de casos em Wuhan, na China, no dia 31 de dezembro de 2019.

Foto: Tyrone Siu / Agência Brasil

O que é o novo coronavírus?

É um vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, recentemente identificado na China. Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Qual a forma de transmissão do vírus?

Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. As investigações estão em andamento, mas a disseminação do novo coronavírus está ocorrendo e pode ser de forma continuada. Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos.

Quais são os sintomas do novo coronavírus?

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, como febre, tosse e dificuldade para respirar.

Quais são os sintomas do novo coronavírus?

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, como febre, tosse e dificuldade para respirar.

Qual é a diferença dessa doença para uma gripe, já que os sintomas são parecidos?

No início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo novo coronavírus em comparação com os demais vírus. Por isso, é importante ficar atento às áreas de transmissão local. Apenas pessoas que tenham sintomas e tenham viajado para, até o momento, a província de Hubei, com o epicentro em Wuhan e a província de Guangdong, na China são suspeitos da infecção pelo coronavírus.

Se alguém apresentar esses sintomas, o que deve ser feito com esse paciente? Qual é o procedimento do hospital/médico?

O caso suspeito deve utilizar máscara cirúrgica e ser acomodado em quarto privativo. O profissional de saúde deve coletar as amostras respiratórias e encaminhar os casos graves para um hospital de referência para isolamento e tratamento.

Existe alguma forma de prevenção?

Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, é orientada a frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Além disso, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados, evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

Compartilhe

Postagens Relacionadas