• Início
  • Notícias
  • Vídeos
  • Tempo
  • Obituário
  • Contato
Buscar
Litoral na Rede
  • Início
  • Notícias
  • Vídeos
    • Vídeo: ressaca do mar no Litoral Norte do RS

      video

      Vídeo: Helicóptero resgata adolescente no mar a mais de 200 metros…

      Facção criminosa usava adolescentes para cometer assassinatos em Osório

      Baleia encalha morta na praia do Quintão

      Motorista acelera carro sobre fiscal de trânsito durante blitz sanitária em…

  • Tempo
  • Obituário
  • Contato
270121 SUPER BANNER SESC TRAMANDAÍ ACADEMIA
Início Notícias

Ninho de tartaruga marinha ameaçada da extinção ganha proteção na praia de Arroio do Sal

Pesquisadores do Ceclimar monitoram possível retorno da tartaruga-de-couro para nova desova na região

18 de janeiro de 2021
Compartilhar no Facebook
Tweet
Ninho de tartaruga na beira da praia de Arroio do Sal está mais protegido. Foto: Divulgação Ceclimar / Prefeitura de Arroio do Sal

Desde o fim de semana, o ninho de uma tartaruga-de-couro, na beira da praia de Arroio do Sal, está mais protegido. A Prefeitura do município instalou uma cerca junto às dunas onde o animal desovou no início da semana passada. Uma placa educativa sobre as tartarugas marinhas também foi instalada no local.

030221 BANNER TRAMANDAÍ IPTU 2021 NOTICIAS

O ninho está sendo monitorado por pesquisadores de Centro de Estudos Costeiro, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio dos guarda-vidas, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de voluntários. Os cientistas estão confeccionando novas placas, que serão instaladas na cerca, com informações sobre o monitoramento do ninho.

“O objetivo agora é proteger de predadores naturais e da interferência do ser humano. Quando chegar na época da eclosão, nós vamos monitorar e, se necessário, mudar o tipo de tela para possibilitar a passagem deles (filhotes) caso eclodam sem a nossa presença”, explicou o biólogo e pesquisador do Ceclimar, Maurício Tavares.

O cientista ainda informou que há possibilidade de a tartaruga marinha retornar para novas desovas na região e que isso também está sendo monitorado.

“A gente está na perspectiva de que esse animal faça uma próxima desova aqui no nosso litoral. A gente descobriu que no litoral do Paraná, no mesmo dia que esse indivíduo desovou aqui, teve um outro indivíduo, da mesma espécie, que desovou lá no Paraná, e foi uma segunda desova, também no dia 12. A primeira foi no dia 31 de dezembro”, destacou Maurício Tavares.

Placa educativa sobre tartarugas marinhas foi instalada no local. Foto: Divulgação Ceclimar / Prefeitura de Arroio do Sal

A tartaruga-de-couro, também conhecida como tartaruga-gigante, tem nome científico de Dermochelys coriacea. Ela chega a pesar 400 quilos e medir até 1,80 metro.  Esta espécie é a terceira com maior ocorrência na costa gaúcha.

As desovas de tartarugas marinhas, no entanto, são raras no Litoral do Rio Grande do Sul. Em quase 18 anos, os pesquisadores do Ceclimar constataram apenas quatro casos de desova dessas espécies nas praias da região.

Tartaruga-de-couro fez ninho em Arroio do Sal. Foto: Willian Lando Czeikoski
COMPARTILHAR
Facebook
Twitter
  • tweet
Ticiano Kessler

Relacionadas+

Filhote de baleia encalha morto em Nova Tramandaí

Quase 170 estabelecimentos descumprem regras  da bandeira preta no Litoral Norte

Fiscalização identifica 19 estabelecimentos abertos fora do horário permitido no Litoral Norte

SOBRE NÓS
Litoral na Rede é o portal de notícias, fotos, vídeos e blogs de quem ama o Litoral Norte o ano inteiro. Agilidade, credibilidade e tecnologia estão juntas para levar informações e prestação de serviços aos moradores e frequentadores dos 23 municípios da região. Litoral na Rede é um espaço de interação, aberto para a participação ativa dos internautas, desenvolvido para que possa ser visualizado com facilidade em qualquer dispositivo: celular, tablet ou computador.
Contato: [email protected]
SIGA-NOS
© Litoral na Rede. Jornalista Responsável: Ticiano Kessler (MTE 9749)
Erro: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida autorização.

Edit with Live CSS
Save
Write CSS OR LESS and hit save. CTRL + SPACE for auto-complete.