Novo ciclone extratropical provocará vento e chuva nesta semana

Veja os detalhes na previsão da meteorologista Ludmila Pochmann para o Litoral Norte

Início da noite deste domingo no Rio Tramandaí. Foto: Litoral na Rede

Depois de um domingo chuvoso e com registro de temporais isolados, a semana que está começando também será marcada pelo tempo instável no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A chuva só deve parar na quinta-feira (09). E ainda está prevista a formação de um novo ciclone extratropical.

O fenômeno deve ocorrer na região a partir da madrugada de quarta-feira (08), mas ao longo da noite de terça-feira (07) a chuva e o vento já devem ficar mais fortes.  As rajadas podem chegar a 70 km/h.

Os modelos meteorológicos, no entanto, não indicam a intensificação do sistema a ponto de se tornar um ciclone explosivo, como o registrado na última semana. Indicam sim, que ele deve se deslocar rapidamente para o oceano, o que provocará ondas altas e ventos fortes até a tarde de quinta-feira.

Durante o inverno, as massas de ar frio ganham espaço para se deslocarem a regiões mais ao norte em direção ao Equador. Por isso, a entrada de frentes frias se torna mais constante.

Como ciclones extratropicais são áreas de baixa pressão (que giram no sentido horário no hemisfério sul), quando passam por regiões de encontro entre duas massas de ar com temperaturas distintas (frio encontrando ar quente), ganham velocidade e suporte termodinâmico para formar grandes nuvens de tempestade e ventos intensos.

Dependendo da força e intensidade do encontro dessas duas frentes (fria e quente), o sistema, como foi o caso da semana passada, pode se tornar explosivo e gerar ventos muito fortes.

Pelo fato de o Rio Grande do Sul ser o estado de entrada das massas de ar frio e receber um canal de umidade (conhecido como jato de baixos níveis) que é um fluxo de ar que vem do Centro-Oeste do Brasil, da Bolívia e do Paraguai, estamos numa região propícia à formação anual deste fenômeno. Inclusive por isso que temos um regime anual praticamente constante de chuvas, tornando nosso estado tão forte na agricultura.

Veja os detalhes da previsão para a semana

Segunda-feira (06): a frente fria mantém o tempo totalmente encoberto e chuvas isoladas. Mínima de 12°C e Máxima de 16°C.

Terça-feira (07): previsão de que a frente fria se torne estacionária e deixe o tempo instável com chuva o dia todo. A chuva e o vento devem ficar mais fortes à noite. Previsão de ventos de até 70 km/h. Mínima de 11°C e Máxima de 16°C.

Quarta-feira (08): durante a madrugada a formação de um ciclone extratropical sobre o Litoral Norte do Rio Grande do Sul provocará ventos fortes e chuva. Continuam os alertas de vento com velocidades de até 75 km/h e mar alto e agitado. Mínima de 12°C e Máxima de 19°C.

Quinta-feira (09): com o rápido deslocamento do ciclone para o Oceano Atlântico, a previsão é de ventos fortes e ondas altas ao longo do dia. Mas para de chover e pode haver períodos de sol, com as temperaturas em declínio. Mínima de 9°C e Máxima de 14°C.

Sexta-feira (10): dia frio e ensolarado com tempo firme. Mínima de 8°C e Máxima de 15°C.

Por Ludmila Pochmann / Meteorologista do Litoral na Rede.

A Previsão do Tempo no Litoral na Rede tem o apoio da Espaço Pet Clínica Veterinária. Sua marca também pode estar aqui. Se você também quer ser patrocinador deste serviço, envie uma mensagem para o Whatsapp 51-99113-0101 e a nossa equipe entrará em contato. 

Para receber as notícias do Litoral na Rede no seu Whatsapp, envie seu nome, município e #notícias para 51-99113-0101 e coloque nosso número na sua agenda.

COMPARTILHAR