A oposição que fortalece

Por Everson Michel, blogueiro do Litoral na Rede

Imagem meramente ilustrativa

O artigo de hoje é algo que já escrevi há mais de um ano e, de la pra cá, pouca coisa mudou.

Não é novidade que na política existe a situação e a oposição e, certamente, é sempre mais fácil ser oposição (aliás, não apenas na política). Talvez isto se deva ao fato de que o ser humano possui uma tendência retrógrada de não aceitar certas contrariedades ou ainda ter dificuldade em lidar com o oposto a seu conceito de certo ou errado, contudo é importante termos em mente que para sabermos se uma oposição é, de fato, correta, basta observarmos alguns pontos:

a) quem está fazendo a oposição;
b) a oposição é gratuita ou fundamentada;
c) qual seu posicionamento anterior aos atuais acontecimentos;
d) O opositor nunca mudou de opinião ou de lado?;
e) a oposição vem acompanhada de sugestões de melhorias ou é apenas oposição;
f) Quem ganha com a oposição?

Perguntas como estas precisam ser feitas quando vemos oposição em qualquer situação. Ao longo da minha jornada no marketing político, já vi muitas oposições vorazes e poucas vezes consegui presenciar a comunidade ganhar algo com isso; em outras tantas a oposição era amenizada com alguns favores e conchavos, o que é lamentável, pois uma boa oposição fortalece um governo.

Por isso precisamos valorizar aqueles que discordam de nós desde que seja de maneira respeitosa! Fique atento a seus adversários. Se eles forem fracos e você der valor a esta oposição, certamente será derrotado, mas uma oposição forte pode lhe fortalecer, mas é preciso estar atento e entender toda oposição como demanda e não perder tempo com justificativas. É preciso arregaçar as mangas e trabalhar.

Então não fique preocupado com sua oposição supondo que ela esteja contra você, mas agradeça seus opositores, afinal eles estão lhe ajudando a crescer e fazendo de você um líder ou um profissional mais forte e mais bem sucedido. Não esqueça que uma oposição fraca lhe enfraquece, mas uma oposição forte coloca você no lugar em que esta própria oposição não gostaria que você estivesse.

Já vi muitas eleições serem perdidas por causa de oposição severa praticada contra o vencedor do pleito e, certamente, você também já deve ter visto algo assim. Também já vi disputas de cargos serem perdidas por causa da boa oposição. Não estou dizendo que não deve haver oposição, mas que ela precisa ser vista pela situação como alavanca e não como ‘‘birra’’ política, caso contrário vamos ficar remando, remando e não sairemos do lugar.

Para finalizar, agradeça sua oposição, mas se ela for fraca, traga-a para seu lado.

Até a Próxima.

COMPARTILHAR