Polícia resgata 11 cães em situação de maus-tratos no Litoral Norte

Agentes localizaram animais subnutridos, com machucados, pulgas e carrapatos

Onze cães em condições de maus-tratos foram resgatados em uma operação da Polícia Civil no interior de Itati, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Os agentes da Delegacia de Terra de Areia cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pelo Poder Judiciário no imóvel onde estavam os animais na tarde dessa terça-feira (14).

De acordo com o delegado Adriano Koehler Pinto, que coordenou a investigação, os animais estavam acorrentados e famintos na localidade de Linha Bernardes. “Alguns estavam em estado lamentável. Eles são deixados famintos para ficarem aguçados para a caça”, disse o delegado ao Litoral na Rede.

Segundo a Polícia, os cães seriam usados por caçadores. No local onde estavam os cachorros, os agentes apreenderam uma espingarda 22 municiada e mais 50 cartuchos do mesmo calibre. “A ação policial tem por objetivo coibir a prática de crimes ambientais na localidade que apresenta resquícios de mata atlântica”, afirmou o titular da Delegacia de Terra de Areia.

Conforme o delegado, não havia ninguém no imóvel onde foi cumprido o mandado de busca apreensão, mas o responsável foi identificado. “Será indiciado por maus tratos e posse irregular de arma de fogo”, informou.

Com auxílio da Patrulha Ambiental de Capão da Canoa, a Polícia Civil encaminhou os animais para um grupo de protetores de Terra de Areia. Segundo o protetor Vinícius Gabriel dos Santos, todos estão subnutridos, com pulgas, carrapatos e bem frágeis. Ele relatou ao Litoral na Rede que alguns cães tem machucados pelo corpo.

De acordo com Vinícius, os animais serão avaliados por um médico veterinário e desverminados ainda nesta semana.  Depois do processo de recuperação, com duração estimada de 30 dias, eles devem ser disponibilizados para adoção responsável.

Quem tiver interesse em ajudar com doações para financiar o tratamento dos cães pode entrar em contato com o grupo de protetores de Terra de Areia pelo telefone / Whatsapp 51-98186-6807.

COMPARTILHAR