PP e MDB elegeram 17 dos 23 prefeitos do Litoral Norte

PTB, PDT e PSDB também garantiram o comando de prefeituras da região, em 13 municípios houve reeleição

Foto: Litoral na Rede / arquivo

O PP e o MDB serão, mais uma vez, os partido com mais prefeitos no Litoral Norte entre 2021 e 2024. Os progressistas elegeram 10 e o os emedebistas conquistaram o comando de sete prefeituras. Ambas as siglas ampliaram o número de prefeitos para o próximo mandato.

Em 2016, o PP elegeu sete prefeitos, enquanto no último do domingo foram 10. O partido reelegeu sete: Luiz Carlos Gauto, em Tramandaí; Carlos Souza, em Torres; Alex Contini, em Cidreira; Flori, em Itati, Moisés Pedone, em Mostardas; Flávio Ratinho, em Três Cachoeiras; e Gardel, em Tavares.

Os progressistas conquistaram ainda três novas prefeituras que são, atualmente do MDB. Rodrigo Masulo venceu em Santo Antônio da Patrulha; Marcos Venicius foi eleito em Morrinhos do Sul, e Lola, em Três Forquilhas.

Já o MDB reelegeu três prefeitos: Bolão, em Arroio do Sal, Mauricio Muniz, em Palmares do Sul, e Aluisio Teixeira, em  Terra de Areia. A sigla conquistou outras quatro prefeituras: Roger Caputi venceu em Osório, Ique Vedovatto se elegeu em Imbé, Pedrão em Mampituba, e Xandi, em Dom Pedro de Alcântara.

O PTB que conquistou duas prefeituras em 2016, venceu em três municípios da região neste ano. O partido reelegeu Marcia Tedesco, em Balneário Pinhal, e Amauri Magnus Germano, em Capão da Canoa. Também conquistou a Prefeitura de Xangri-Lá com Celso Bassani Barbosa.

O PSDB que, há quatro anos, não elegeu nenhum prefeito no Litoral Norte, desta vez venceu em Caraá, onde foi eleito Madigel.

O PDT que, atualmente, tem cinco prefeitos, comandará apenas duas prefeituras a partir de 2021.  A sigla reelegeu o prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos, e garantiu sucessão em Capivari do Sul, com o atual vice Leandro Monteiro.

Já o PT, que em 2016 elegeu três prefeitos, desta vez não conquistou o comando de nenhuma cidade.

Em 13 municípios do Litoral Norte, os prefeitos foram reeleitos. Em outras duas  venceram os candidatos apoiados pelos atuais gestores municipais.

Partido20202016
PP107
MDB76
PTB32
PDT25
PSDB10
PT03
COMPARTILHAR