Prefeitura de Tramandaí pretende dobrar efetivo da Guarda Municipal em 2020

Instalação do cercamento eletrônico da cidade deve iniciar em março e contará com 31 câmeras

Anúncios importantes para a segurança pública do município de Tramandaí foram feitos nesta quinta-feira (13) durante a solenidade de formatura de 20 guarda municipais. O evento foi realizado no fim da tarde no calçadão da beira-mar, na área central da cidade.

O secretário municipal de Segurança, Direitos Humanos e Transporte, Claudiomir Da Silva Pedro, disse que a intenção é contratar mais 20 guardas municipais através de concurso público previsto para este ano, dobrando o efetivo e totalizando 40 profissionais.

A formatura envolveu os profissionais que já atuam na guarda municipal e que realizaram cursos de qualificação profissional, custeados pela Prefeitura. Metade deles recebeu treinamento na Academia da Polícia Civil, em Porto Alegre. Os outros foram treinados na Escola da Guarda Municipal de Gravataí.

Claudiomir salientou que a lei federal prevê que além de cuidar da segurança dos prédios públicos, a Guarda Municipal deve realizar o patrulhamento preventivo. “É o patrulhamento dos bairros, com motocicleta, viatura, com giroflex ligado. E isso aumenta a sensação de segurança e aquele princípio básico da segurança que é prevenção”, explicou o secretário.

Segundo ele, a Guarda Municipal terá uma sede própria com telefone de emergência que irá funcionar pelo número 153.  “A pessoa vai ligar 190 ou 153 e a Guarda Municipal e Brigada Militar vão trabalhar em conjunto”, destacou.

A expectativa é de que os guardas municipais atuem armados ainda no primeiro semestre deste ano.  Os servidores já realizaram curso de tiro e passaram por avaliação prática na Polícia Federal. Os profissionais ainda precisão ser aprovados em exames psicotécnicos para poder trabalhar com armas de fogo.

O prefeitos Luiz Carlos Gauto avalia que trata-se de um marco para a segurança pública de Tramandaí. “Nós recebemos a Guarda sem qualificação, sem equipamentos e sem material. Além da qualificação dos 20 guardas municipais, nós adquirimos equipamentos que não eram disponibilizados: coletes balísticos, uniformes, veículos, motocicletas, bicicletas e algemas”, salientou o prefeito.

Cercamento eletrônico

Após formatura dos guardas municipais, instalação do cercamento eletrônico está prevista para começar em março. Foto: Litoral na Rede

A instalação do cercamento eletrônico de Tramandaí deve começar no mês de março, conforme previsão da Secretaria Municipal de Segurança, Direitos Humanos  e Transporte. O secretário Claudiomir Da Silva Pedro informou que a empresa que realizará o trabalho já foi contratada pela Prefeitura. “Nós vamos cercar a cidade com câmeras que farão a leitura de placas e que vão identificar veículos que estão em situação de busca e apreensão”, afirmou.

Os equipamentos serão instalados em pontos como a Ponte Giuseppe Garibaldi, a Ponte do Camarão, na saída do bairro Tiarajú e na Avenida Flores da Cunha com a Avenida Minas Gerais. Ao todo estão previstas 31 câmeras. Em julho de 2019, os leitores do Litoral na Rede tiveram informações em primeira mão sobre o projeto.

O prefeito Luiz Carlos Gauto destacou a importância dos investimentos e da parceria com os órgãos de segurança pública, como a Polícia Civil e a Brigada Militar. “Queremos que Tramandaí tenha uma segurança melhor para que nós possamos atrair as pessoas para morar no município e também investidores”, concluiu Gauto.

Veja outras imagens da formatura dos guardas municipais

Foto: Litoral na Rede
Foto: Litoral na Rede
Foto: Litoral na Rede
Foto: Litoral na Rede
COMPARTILHAR