Prefeitura de Tramandaí projeta menos inadimplência e mais arrecadação com IPTU em 2019

Secretário da Fazenda salienta que recursos do IPTU garantem capacidade de investimento em obras na cidade

Foto Litoral na Rede

A Prefeitura de Tramandaí projeta ampliar em aproximadamente R$ 2 milhões o valor arrecadado com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2019 na comparação com 2018. De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, o imposto representa em torno de 16% de toda a arrecadação do município.

A maior arrecadação deve ocorrer devido à inclusão de novos prédios da cidade na cobrança. Neste ano, o município de Tramandaí não teve reajuste dos valores do imposto. O prefeito Luiz Carlos Gauto também determinou a manutenção dos descontos para pagamento em cota única e ampliou de seis para dez o número máximo de parcelas para pagamento do IPTU sem desconto, a partir do mês de março.

Quem pagar o tributo até 31 de janeiro de 2019 terá desconto de 10%. Para pagamento até 28 de fevereiro de 2019, o desconto é de 5%. A projeção é arrecadar aproximadamente R$ 33 milhões com o IPTU.

O secretário municipal da Fazenda, Cristiano Rambo Dias, salientou que a inadimplência dos contribuintes caiu de 40% em 2017 para 34,27% em 2018. Cristiano estima que em 2019 este percentual reduza ainda mais e fique em torno de 20%. “A arrecadação em IPTU é que da capacidade para investirmos nas obras que a comunidade tanto nos cobra. Em 2019, temos a expectativa de investir muito mais”, salientou o secretário.

Carnês do IPTU

A Prefeitura informou que os carnês do IPTU já foram enviados para os endereços cadastrados dos proprietários de imóveis. Também estão disponíveis na internet pelo no site http://ecidadeonline.tramandai.rs.gov.br/.

Os pagamentos podem ser realizados na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil e no Banrisul.

Até o dia 28 de fevereiro, a Secretaria da Fazenda estará atendendo com o horário especial. O setor de arrecadação – IPTU, ITBI e Fiscalização Tributária funcionará de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h30 e aos sábados das 8h30 às 12h.

 

COMPARTILHAR