Projeto da nova ponte entre Imbé e Tramandaí deve ficar pronto no início de 2020

Prefeitos dos dois municípios anunciaram lançamento do edital de concorrência pública para realização do projeto e definição do local da travessia

Foto: Litoral na Rede

O projeto da nova ponte sobre o Rio Tramandaí, entre Tramandaí e Imbé, deve ser elaborado em 120 dias, após a definição da empresa que será responsável pela elaboração. A abertura das propostas está marcada para o dia 07 de outubro e, se não houver problemas envolvendo recursos, a expectativa é de o trabalho seja concluído até fevereiro de 2020.

O edital da concorrência pública foi lançado nesta segunda-feira (09) pela Prefeitura de Imbé. Além do prefeito Pierre Emerim e o vice Ique Vedovato, o prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto também participou do anúncio.

O termo de referência definirá o local em que será erguida a ponte, para posteriormente, definir contratações de licenciamento ambientais e os recursos necessários para a obra. O anuncio é resultado do convênio entre o Governo Federal e a Prefeitura de Imbé.

O Ministério da Integração Nacional liberou R$ 2,7 milhões para elaboração do projeto da nova travessia, além de estudo do traçado de engenharia e arquitetônico. O edital, no entanto, prevê um gasto mais modesto, de aproximadamente R$ 562 mil.

Ique Vedovato, Luiz Carlos Gauto e Pierre Emerim anunciaram o edital. Foto: Talis Ramon / Prefeitura de Imbé

O prefeito Pierre Emerim afirmou que chegou o momento responder aos questionamentos da população sobre a construção da nova ponte. “Nunca estivemos em um estágio tão avançado, que é a etapa da licitação do projeto. Seja lá qual for o local escolhido pelos estudos, nós iremos trabalhar para garantir os recursos novamente junto à Bancada Gaúcha na Câmara Federal”, salientou o prefeito de Imbpé.

O prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, afirmou que a construção de uma nova ponte entre os dois municípios ficará na história das duas cidades. “A quantidade de veículos que transita nesse local é enorme. Agradecemos o apoio que estamos recebendo dos nossos deputados e senadores federais do Estado em busca dessa conquista. Estamos dando um grande passo, mas teremos muito trabalho pela frente”, disse Gauto.

Gauto e o vice-prefeito de Imbé, Ique Vedovato, estarão nesta semana em Brasília para entregar o edital de licitação para contratação do projeto da ponte ao líder da bancada gaúcha, deputado federal Geovani Cherini (PR-RS), que terá a missão de viabilizar o recurso previsto para a execução do projeto.

“Ele sempre nos recebeu muito bem e temos certeza que seguirá levando adiante este pleito da região. Espero que, muito em breve, possamos estar negociando a liberação de recursos para construção desta nova ponte”, disse Vedovato.

COMPARTILHAR