Psicóloga dá dicas para enfrentar o período de isolamento social

Algumas atitudes podem ajudar a diminuir a ansiedade em tempos de pandemia

Avenida Emancipação em Tramandaí. Foto: Litoral na Rede

Os dias do mês de março tem sido de sol, mas a recomendação é não sair de casa. As praias estão interditas e a maior parte das empresas fechadas nas cidades do Litoral Norte e de quase todo o Brasil. O isolamento social motivado pela pandemia do novo coronavírus mudou a vida das pessoas, que estão tendo uma experiência totalmente nova.

Essa necessidade de ficar em casa e, muitas vezes, longe de pessoas que se ama, somada a apreensão com o avanço de uma doença até pouco  tempo desconhecida, podem afetar a saúde mental. Por isso, o Litoral na Rede convidou a psicóloga Elen Teixeira Barbosa, de Tramandaí, para dar dicas de atitudes que podem tornar a rotina no isolamento mais leve e com menos ansiedade.

“A dica mais importante é a gente possa separar aquilo que eu posso controlar daquilo que eu não posso controlar. Eu não posso controlar o que tá acontecendo aí no mundo, mas eu posso controlar a lavagem das minhas mãos, o uso do álcool, a higiene da casa, o isolamento social, que é uma medida de saúde pública”, disse Elen.

A psicóloga também sugere que as pessoas limitem o tempo de busca por informações sobre a pandemia. “Ficar o dia inteiro procurando informação, ouvindo coisas, lendo coisas, causa muito mais ansiedade na gente que tá aqui se protegendo em casa. Eleja um momento do dia e busque essas informações em sites e meios de comunicação confiáveis”, orienta.

A psicóloga aponta ainda a importância de manter uma boa alimentação e beber bastante água. Ela também recomenda que as pessoas tenham uma programação de atividades prazerosas, mesmo dentro de casa. Elen lembra que o carinho e o afeto, mesmo com a distância entre as pessoas, devem ser mantidos e manifestados pelos meios virtuais.

Assista ao vídeo com todas as dicas da psicóloga

A psicóloga Elen Teixeira Barbosa também está nas redes sociais:

Instagram: @elenbarbosa
Faceook: Elen Barbosa

COMPARTILHAR