Rede privada do Litoral Norte tem maior oferta de testes para Covid

O teste rápido é uma das opções; entenda como funciona e conheça o serviço em que o exame é realizado em casa

Teste rápido para detecção de anticorpos do coronavírus é oferecido pela Clínica Mais Saúde. Foto: Litoral na Rede

Com a limitação do poder público em oferecer exames para diagnóstico da Covid-19 para toda a população no Brasil, a rede privada de saúde vem ampliando a oferta de testes que identificam a presença dos anticorpos da doença causada pelo novo coronavírus no organismo. No Litoral Norte, laboratórios, farmácias e clínicas realizam os exames, com os sistemas de coleta de sangue tradicional ou teste rápido.

A Clínica Mais Saúde, localizada em Tramandaí, é uma das opções para quem deseja saber se está infectado ou se já teve contato com o novo coronavírus. A empresa oferece teste rápido para a Covid-19. O valor é um dos mais acessíveis do mercado, com custo de R$ 99,90 para associados do Cartão Mais Saúde e de R$ 149,90 para quem não tem o cartão.

O serviço atende todo o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A gerente da Mais Saúde, Claudia Grassi, explicou ao Litoral na Rede, que o teste é levado até a casa do paciente, aplicado por profissionais de enfermagem do centro clínico, com equipamentos de proteção individual e há uma taxa de deslocamento.

Claudia informou que o teste rápido tem resultado em aproximadamente um minuto. É utilizada uma amostra de sangue da ponta do dedo para detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG.

O IgM é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. Já o IgG é um anticorpo mais específico que segue circulando mesmo depois do fim da fase aguda, indicando que a pessoa estaria, teoricamente, protegida de novas infecções pelo vírus.

Mais informações sobre o teste rápido na Mais Saúde podem ser obtidas pelo WhatsApp 51-98937-3377.

Mais Saúde funciona na Avenida Tristão Monteiro, em Tramandaí. Foto: Litoral na Rede

O diretor da Mais Saúde, Jonatan de Almeida Grassi, informou que, caso o teste rápido tenha resultado positivo, os profissionais relatam às equipes de Vigilância em Saúde dos municípios para que possam orientar os pacientes e adotar os demais protocolos e exames previstos pelo Ministério da Saúde.

Segundo Jonatan, o teste oferecido é importado, tem alta qualidade e homologação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Nosso objetivo é poder possibilitar a toda a população ter um teste a um preço acessível e justo. A nossa ideia é auxiliar, porque as pessoas, muitas vezes, têm dúvida se foram contaminadas e não estão dentro dos critérios estabelecidos para a realização dos exames pelo SUS”, salientou o diretor da Clínica Mais Saúde.

COMPARTILHAR