Saiba como será o tempo no penúltimo fim de semana do inverno

Transição das estações segue com instabilidade no Litoral Norte; veja a previsão da meteorologista Ludmila Pochmann para a região

Foto: Litoral na Rede

Faltando menos de duas semanas para o término do inverno, chegamos a mais um período de transição entre estações. Neste penúltimo fim de semana do inverno, a previsão é de um sábado com muitas nuvens e poucas aberturas de sol. A temperatura mínima é de 16°C e a máxima de 18ºC.

No domingo (13), o tempo segue encoberto, com chance pequena de rápidas aberturas de sol. Poderá haver nevoeiro durante a noite. A temperatura mínima prevista é de 17°C e Máxima de 19°C. Na segunda-feira (14) poderá haver chuva nas primeiras horas da manhã. A temperatura mínima prevista é de 13°C e a máxima é de 19°C.

No Rio Grande do Sul, é comum ocorrer fenômenos diversos, quando uma nova estação se aproxima. Devido à latitude em que nos encontramos, os encontros entre massas de ar frio e ar quente são constantes, e é por isso, que o nosso estado tem como característica as condições adversas de tempo. O choque de ar frio com o ar quente provoca diversos tipos de fenômenos atmosféricos, e o principal deles é a chuva.

A precipitação pode acontecer por passagem de frente fria numa região, pela orografia e por convecção (levantamento do ar quente por aquecimento local). E todas essas condições ocorrem no Rio Grande do Sul durante todo o ano. Por isso, nossa agricultura é tão forte, temos chuva praticamente constante durante todas as estações do ano. Nós estamos em uma localização geográfica super favorável nesse aspecto. Mas ao mesmo tempo, por ser local de encontro entre massas de ar opostas, também vivenciamos fenômenos as vezes severos.

Durante essa semana e na próxima, a atmosfera ainda está se adaptando a nova estação, saímos do solstício de inverno e nos encaminhamos ao solstício de verão, por isso, o fluxo de ar quente está aumentando para o Estado ao mesmo tempo que ainda temos ar frio chegando do pólo. Enquanto durar essa adaptação, teremos bastante instabilidade.

Por Ludmila Pochmann / Meteorologista do Litoral na Rede.

A Previsão do Tempo no Litoral na Rede tem o apoio da Espaço Pet Clínica Veterinária. Sua marca também pode estar aqui. Se você também quer ser patrocinador deste serviço, envie uma mensagem para o Whatsapp 51-99113-0101 e a nossa equipe entrará em contato. 

Para receber as notícias do Litoral na Rede no seu Whatsapp, envie seu nome, município e #notícias para 51-99113-0101 e coloque nosso número na sua agenda.

COMPARTILHAR