Saiba o que esperar do tempo em março

Veja também a previsão da meteorologista Ludmila Pochmann para a primeira semana do novo mês

Centro de Tramandaí na tarde deste domingo. Foto: Litoral na Rede

Com a chegada ao mês de março, nos encaminhamos ao equinócio de outono no hemisfério sul que se iniciará no dia 20, a partir das 6h38, este ano. O significado de equinócio vem da palavra em Latim Aequusnox, onde Aequus (Igual) e Nox (Noite), ou seja, noites iguais. E foi definida assim pois durante o período de outono e primavera os dias têm duração idêntica as noites, em ambos hemisférios norte e sul recebem a mesma quantidade de luz nessas épocas do ano.

Na região sul do Brasil, durante o outono ocorre o aumento da entrada de frentes frias e com isso maior ocorrência de fenômenos atmosféricos adversos, com mudanças rápidas de tempo e maior ocorrência de nevoeiros ao amanhecer e nos fins de tarde.  Trata-se de uma estação de transição, onde a atmosfera começa a perder as características de verão e inicia a ter características da estação de inverno.

Então, teremos dias de intenso calor e outros com friozinho, mais parecido com o inverno. Por causa desses dipolos de temperaturas, é comum a ocorrência de fortes temporais com ventos fortes e chuvas intensas.

Além disso, é nessa estação que se aproxima que ocorrem os famosos veranicos, períodos em que podemos ter três a quatro dias com temperaturas bem altas comparadas as médias. Às vezes, nesses episódios de veranicos, tendem a ocorrer dias com mais de 40 graus.

De acordo com as médias climatológicas da estação meteorológica de Torres as temperaturas durante o mês de março ficam com máximas na casa dos 27ºC e mínimas de 20°C. E as chuvas acumuladas tendem a ser perto dos 143 milímetros.

Veja a previsão para esta semana

Nesta segunda-feira (01) a previsão é de que o mês inicie com muitas nuvens e chance de chuva fraca à tarde no Litoral Norte. Na terça-feira (02), a nebulosidade continua por causa da intensificação de uma área de baixa pressão e o dia será encoberto.

Durante a quarta-feira (03) o sol pode aparecer entre algumas nuvens e na quinta-feira (04), a chuva deve retornar com curtas aberturas de sol, o que deve se repetir na SEXTA-FEIRA (05).

As temperaturas esta semana no Litoral Norte ficam entre os 23°C e os 28°C no máximo.

Por Ludmila Pochmann / Meteorologista do Litoral na Rede.

A Previsão do Tempo no Litoral na Rede tem o apoio da Espaço Pet Clínica Veterinária e da Prefeitura Municipal de Tramandaí . Sua marca também pode estar aqui. Se você também quer ser patrocinador deste serviço, envie uma mensagem para o Whatsapp 51-99113-0101 e a nossa equipe entrará em contato. 

Receba as notícias do Litoral na Rede no seu Whatsapp. 

COMPARTILHAR