Saiba o que são as luzes vistas no céu do Litoral Norte

Rastro iluminado passou sobre Tramandaí e Imbé por volta das 19h15; veja o vídeo

Visualização dos satélites Starlink em Tramandaí. Foto; Litoral na Rede

Uma sequência de pontinhos iluminados e em linha reta foi vista no início da noite deste domingo (18) no céu do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A visualização foi possível durante alguns minutos. O rastro de luzes se deslocava em direção ao oceano.

A equipe do Litoral na Rede registrou imagens do céu por volta das 19h15, em Tramandaí, na região da Barra do Rio Tramandaí, no limite com Imbé. Em grupos de WhatsApp, moradores das duas cidades também relataram terem visto os pontinhos iluminados.

O Litoral na Rede consultou o professor e pesquisador Carlos Fernando Jung, proprietário do Observatório Heller e Jung, localizado na cidade de Taquara, no Vale do Paranhana. O especialista confirmou que as luzes são os satélites Starlink.

“Muitos puderam presenciar nesta noite a passagem dos satélites Starlink, o que despertou uma grande curiosidade. Starlink é o nome de um projeto da SpaceX para oferecer acesso rápido à internet em qualquer lugar do mundo através de satélites”, explicou o professor.

Veja o vídeo:

De acordo com o site Olhar Digital, em junho deste ano, a Starlink já tinha 482 satélites em órbita a uma altitude de 550 Km.  “A SpaceX tem aprovação da FCC (Agência de Telecomunicações dos EUA, similar à nossa Anatel) para operar 12 mil satélites”, informou o portal especializado.

O aplicativo gratuito Find Starlink permite consultar os dias e horários em que é possível a visualização dos satélites Starlink, conforme a localização. Segundo dados desse aplicativo, ao longo desse domingo houve dois períodos de visualização entre as cidades de Imbé e Tramandaí.

O primeiro foi durante a madrugada, às 4h43min, apenas durante um minuto. Já no início da noite, a visualização foi possível a partir da 19h12min, por um período de quatro minutos.

O aplicativo aponta que há possibilidade de novas visualizações dos satélites Starlink nos próximos dias na região, mas não de forma tão nítida. Nesta segunda-feira (19), ás 19h10m; na terça-feira (20), às 19h06min; na quarta-feira (21), às 19h02 min e às 20h30min; na quinta-feira (22), às 19h22min.

Para receber as notícias do Litoral na Rede no seu Whatsapp envie seu nome, seu município e #notícias para 51-99113-0101.

COMPARTILHAR